accessible

Assessoria Ambiental - Projetos.

VIAGEM TÉCNICA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CORUMBATAÍ


Dando continuidade ao projeto aquamiga, professores de ciências e geografia das escolas públicas estaduais fazem coleta de água na bacia hidrográfica do rio corumbataí.

 

 

Dando continuidade ao Projeto AQUAMIGA, projeto educativo desenvolvido com 42 professores nas áreas de Ciências e Geografia de Escolas Públicas Estaduais de Piracicaba, teve mais uma viagem técnica realizada no dia 07 de Agosto/2007 para as cidades de Analândia e Corumbataí. Houve várias paradas com coletas de água nos córregos Estrela e Corumbataí formadores do Rio Corumbataí e na Captação de Água do Rio Corumbataí. Cada professor levou os recipientes  para a coleta e com a água coletada os professores farão o experimento com as sementes de alface e posteriormente farão a coleta de água com seus alunos em lago, lagoa, ribeirão ou rio mais próximo de cada escola, ou seja os professores repassam para os alunos o conhecimento adquirido seja na área de ciências ou de geografia,   proporcionado pelo projeto AQUAMIGA. 

 

ANALÂNDIA

 Cidade fundada em 1897, com 3.805 habitantes. Em 1966 devido a qualidade da água e principalmente do seu clima, o município passou à categoria de Estância Climática.  Fica a 225 km da Capital de São Paulo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MORROS DO CUSCUZEIRO E DO CAMELO

   A foto explicita a razão do nome destes morros. Morro do Cuscuzeiro e do Camelo são morros testemunhos; formados sobre blocos deslocados por falhamentos geológicos, que quando preenchidos por derrames basálticos, suportam cuestas(forma de relevo assimétrico) locais.

 

RIBEIRÃO ESTRELA

Localiza-se na região da cidade de Analândia, formador do Rio Corumbataí, neste ribeirão foi feita a 1ª coleta de água e no local mesmo fizeram o teste para medir o pH da água coletada, que foi de 5,5.

 

 

RIBEIRÃO CORUMBATAÍ

A água deste ribeirão é avermelhada devido a nutrientes químicos de ferro que se misturam em suas águas ou ficam nas profundezas. Este ribeirão encontra-se com o Estrela na região da cidade de Analândia, formando o Rio Corumbataí.

 

 

 

 

 

ENCONTRO DOS RIBEIRÕES ESTRELA E CORUMBATAÍ

Os dois ribeirões se encontram no Sítio Jequitibá, na região da cidade de Analândia. O Estrela devido a erosões é mais extenso do que o Corumbataí. São diferentes em extensão e profundidade, mas em volume de água são iguais. O Óxido de Ferro está presente nos dois ribeirões e é muito importante na formação de solo de terra roxa, típico desta região e de grande fertilidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RECANTO DA SAÚDE

Localiza-se na cidade de Analândia, além de ser um lugar turístico, aqui são feitas coletas de água de nascentes existentes na mata que rodeiam o recanto. Em 1925, essa mata tinha 90 alqueires e produzia 80 litros de água por segundo, em 1960 estava com 40 alqueires e produzia 45 litros de água por segundo, em 1977 a mata tinha de 6 a 7 alqueires e a produção de água era de 22 litros por segundo, e este ano(2007) a mata tem 5 alqueires e produz 10 litros de água por segundo. O desmatamento inicial foi em função do cultivo do café e pasto e atualmente pela monocultura da cana de açúcar. Região praticamente toda desmatada, são pouquíssimas as áreas que podemos observar reflorestamento, isto trás conseqüências negativas para a Biodiversidade, os animais saem do seu habitat e não conseguem sobreviver.

O abastecimento de água da cidade de Analândia, é feito 25% através de coleta de água das nascentes existentes na mata das fazendas localizadas ao redor do Recanto da Saúde, 25% através da Estação de Tratamento de Água com a responsabilidade do DAE – Departamento de Água e Esgoto e 50% através de poços artesianos. Em Analândia existia um grande desperdício de água usada para molhar os jardins das residências; grama e plantas. Em 1977 foram instalados em Analândia 780 hidrômetros, para se ter uma idéia um deles mediu 500 m3, ou seja 500 mil litros num mês, hoje esse mesmo hidrômetro mede de 27 à 30 m3 de água ao mês. Houve uma conscientização da população em relação ao uso racional da água. Na época da Estiagem principalmente, a população é alertada sobre as conseqüências do mau uso da água.

 

CIDADE DE CORUMBATAÍ

Nesta cidade existe uma Central de Triagem; Programa Coleta Seletiva de Lixo, esta coleta seletiva é um programa de reciclagem que a prefeitura do municípío de Corumbataí criou há 12 anos, ou seja em 1995. Corumbataí conta hoje com 4 mil habitantes, sendo que a maior parte da população se concentra na zona rural. Antes de introduzir este programa, inicialmente houve um trabalho de pesquisas que durou dois anos, depois um trabalho de conscientização na escola com os professores e alunos, em seguida com a comunidade.

Esse projeto teve iniciativa do poder público; as pessoas que trabalham na triagem são funcionários públicos concursados, há um prédio mais amplo que o anterior que existe há 4 anos, antes o local de trabalho era mais rudimentar. Ao contrário do que imaginamos, aqui é um local limpo e não cheira mau, pois grande parte dos materiais já chegam reciclados e limpos.Um veículo da Prefeitura passa nas residências recolhendo o lixo que chega aqui já separados em sacos plásticos se for material reciclado; papel, plástico, metal e vidro ou em baldes se for material orgânico; restos de alimentos, cascas de frutas, legumes, podas de árvore, papel higiênico e outros que neste caso vão para o aterro sanitário. Aqui os materiais são separados por cor, tipo; papel, vidro, papelão e garrafas pet, após os materiais passam pela prensa e estão prontos para serem comercializados. A prefeitura entrega o balde e o saco plástico nas residências sem custo algum, mas a preservação do saco e do balde é de responsabilidade de cada morador. Todo dinheiro arrecadado com a reciclagem é revertido em investimentos no programa Coleta Seletiva de Lixo.

 “O importante é reciclar, independente da forma utilizada, aqui por ser uma cidade pequena é possível fazer a coleta através de baldes e sacos plásticos” – Lucilene de Aquino –Bióloga da Central de Triagem. 

  Participam as pessoas que se preocupam com a saúde e com a limpeza da cidade e que também querem ajudar na preservação do meio ambiente, diminuindo a poluição e o volume de lixo no aterro sanitário, extraindo menos recursos naturais e incentivando as industrias a reciclarem. O maior beneficiado com este programa é o meio ambiente e conseqüentemente a população.

 

 

 

 

 

 

RIO PASSA CINCO

Com pouca mata ciliar, é o principal afluente do Rio Corumbataí, nasce na região da cidade de Itirapina(4 mil habitantes) e recebe esgoto urbano e industrial das cidades de Itirapina e Ipeúna. A contaminação da água devido à mineração com materiais pesados como o mercúrio e a agricultura com plantações de cana de açúcar e laranja são lançados agrotóxicos no rio, esses fatores comprometem mais o rio do que todo esgoto urbano e industrial lançados pelas cidades de Itirapina e Ipeúna. Embora poluído, a qualidade da água é melhor do que do Rio Corumbataí. Aqui fizeram a 2ª coleta de água, e o pH medido foi 6,0.

  

 

 ESTAÇÃO DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DO RIO CORUMBATAÍ

 Localiza-se junto à margem esquerda do rio,  e é constituída de tomada de água, caixas de areia, canal de alimentação, poço de sucção e Estação Elevatória de água bruta. A adução da água bruta da Elevatória para a ETA Capim Fino é efetuada por quatro adutoras de ferro fundido. Aqui no Rio Corumbataí os professores fizeram a 3ª e última coleta de água e o pH medido foi 6,0. Cada professor levou as três amostras de água coletada para fazer os experimentos com as sementes de alface.

 

 DEPOIMENTOS

“Esses estudos do meio são importantes porque possibilita a aproximação da teoria a prática. Possibilita visualizar o fenômeno empiricamente, isso facilita a compreensão dos conceitos que são trabalhados na sala de aula com os alunos. Isso é importante para a geografia, pois sendo a mesma uma ciência que tem por objetivo estudar e compreender a relação do ser humano com a natureza. As visitas em campo permitem analisar essa relação de forma mais clara” explicou José Francisco Bigotto – Professor de Geografia da Escola Estadual Antonio Pinto de Almeida Ferraz.

 

 

 

“Farei uma maquete da ETA 3 - Estação de Tratamento de Água do Capim Fino e os alunos farão uma simulação do tratamento de água ao lado da maquete que será apresentada para as pessoas que visitarem a Feira Cientifica que acontecerá na escola. Também desenvolvo com os alunos um trabalho de conscientização do uso racional da água fazendo visitas na Estação de Tratamento de Água do Capim Fino – ETA3, na Estação de Tratamento de Esgoto do Piracicamirim – ETE e no Museu da Água. Os alunos fazem redação sobre as visitas e as melhores são premiadas.” finalizou Heloísa Helena S. Nogueira - Professora da Escola Estadual Comendador Luciano Guidotti.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   

 

 

  

 

 

                                                                                                                   

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 



16/08/07 14:15 - THIAGO DIORIO