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Assessoria Ambiental - Projetos.

30/08/07 09:06 - Thiago Diorio

PROJETO AQUAMIGA NAS ESCOLAS


Projeto AQUAMIGA acompanha os alunos da Escola Estadual Pedro Moraes Cavalcanti, na coleta de água do Ribeirão Dois Córregos e os ensaios na escola.

  Nesta segunda-feita(27/08) estagiários do projeto AQUAMIGA e o Engenheiro Civil José Carlos Esquierro – coordenador do projeto no Brasil, estiveram na Escola Estadual Pedro Moraes Cavalcanti, situada no Bairro Dois Córregos em Piracicaba para acompanhar os alunos da 6ª série na coleta de água no Ribeirão Dois Córregos(próximo da escola), com a orientação da professora de ciências Ângela Cristina Maniero Nazato. No local interagiram alunos e professora e várias questões foram tratadas como; o meio, a água, a poluição, etc. Assim como a professora Ângela, os outros 41 professores das áreas de ciências e geografia das Escolas Públicas Estaduais que participam do projeto AQUAMIGA passam por cursos e palestras; conceito de bacias hidrográficas, estudo dos cenários regionais através de viagens de campo e treinamento em laboratório(CENA) com o objetivo de capacitá-los na condução dos ensaios de avaliação da qualidade da água. O conhecimento adquirido pelos professores através do projeto AQUAMIGA é passado para os estudantes com atividades em classe e em campo.

 

 

 

 

 

 

RIBEIRÃO DOIS CÓRREGOS

Neste ponto o ribeirão localiza-se próximo a uma indústria química. Este ribeirão é contribuinte da bacia do Rio Piracicaba. Apresenta pouca mata ciliar e atravessa uma região com monocultura de cana de açucar e recebe efluentes industriais e domésticos. Após a coleta da água feita com um balde, a mesma foi engarrafa e o teste do pH feito no local foi igual a 6,0. A coleta, engarrafamento e teste do ph foram feitos por dois estagiários do projeto AQUAMIGA. A professora Ângela interagiu com os alunos falando sobre o ambiente, o córrego e poluição e os alunos fizeram anotações(pertinentes ao trabalho) numa planilha, tais como; meio ambiente, tipo de fonte da água coletada(poço, córrego, lago, rio), pH da água(teste que mede a acidez e alcalinidade da água), localização(cidade, povoado, vila), local da amostra(próximo de uma fábrica ou indústria, granja, etc. A água coletada foi transportada para a escola para realização dos testes com as hidras, sementes de alface e H2S.

 

 

 

 

 

 

 

NA ESCOLA

 Chegando na escola os alunos se concentraram em volta da Van do Projeto Aquamiga, onde foi apresentado um vídeo produzido pelo SEMAE e IDRC sobre o meio ambiente, recursos hídricos e projeto AQUAMIGA. Em seguida todos foram para a sala de aula.

 

 

 

 

 

 

 SALA DE AULA

Na sala de aula foram realizados os ensaios com as sementes de alface com a água coletada no ribeirão e também com água mineral e água com sal que avalia a toxidade da água utilizando sementes de alface. Este ensaio observará ambos aspectos do crescimento das sementes; 

 

 

 

 

 

 

1. O efeito que tem a amostra de água que se está examinando sobre o número de sementes que brotam(germinação), e 

2. A amplitude de crescimento das raízes(desenvolvimento). Ambas observações se compararão a ensaios de "controle normal" e de "controle positivo". O controle normal é um exemplo de germinação e desenvolvimento da semente em água limpa. Neste caso as sementes deverão crescer normalmente. Um controle positivo significa que algo está acontecendo para que as sementes não se desenvolvam como deveriam. A água que foi contaminada ou salgada a propósito dá um resultado positivo.

 

 

 

 

 

  No 5º dia serão feitas as observações e medições. Para interpretações dos resultados, deve-se comparar o tamanho médio das raízes de suas amostras de água com o tamanho médio das raízes do controle normal; quanto maior for a diferença entre um e outro, maior a probabilidade de produtos químicos tóxicos na água ou até mesmo provenientes de esgotos domésticos. 

 

     DEPOIMENTOS

 "Há cinco anos participo do projeto AQUAMIGA; projeto que concilia aula teórica com prática. Todos os anos fazemos uma seleção com os alunos das quatro sexta-séries existentes na escola, e aqueles que apresentam as melhores notas participam do projeto AQUAMIGA. Também fazemos visitas com os alunos na Estação de Tratamento de Água do Capim Fino – ETA 3, na Estação de Tratamento de Esgoto do Piracicamirim – ETE e no Museu da Água, posso dizer que a escola criou esta oportunidade única para os alunos através do projeto AQUAMIGA. Os alunos que participam do projeto fazem trabalho com cartazes, banners e fotos e junto com alunos da 7ª série (que já participaram do AQUAMIGA) apresentam o projeto para todas as classes de 5ª à 8ª séries.Todos alunos tem muito interesse, se preocupam com os problemas do bairro onde vivem e fazem manifestos para resolver o problema, como por exemplo reflorestar a mata ciliar do Ribeirão Dois Córregos" – Ângela Cristina Maniero Nazato, professora de ciências da 6ª série da Escola Estadual Pedro Moraes Cavalcante.

  

 

"Acho o Projeto AQUAMIGA muito importante, pois podemos passar o que aprendemos para outras pessoas, criando um mundo melhor. O que eu não sabia sobre poluição e preservação do meio ambiente, aprendi com o projeto AQUAMIGA, é a partir dele que decidiremos como será o mundo que queremos viver" – Camila Helena de Almeida, aluna da 6ª série da Escola Estadual Pedro Moraes Cavalcanti.

 

 

 

 

 

 






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