Assessoria Ambiental - Projetos.

PROJETO AQUAMIGA/AQUATOX PARTICIPA DE SIMPÓSIO

O “Projeto AQUAMIGA/AQUATOX – Educação Ambiental para Jovens” participou do simpósio “Experiências na Gestão de Recursos Hídricos por Bacia Hidrográfica”, promovido pelo Consórcio PCJ. O evento foi realizado na cidade de São Pedro/SP entre os dias 03 e 06 de dezembro, oportunidade em que a partir de uma programação bastante ampla e diversificada, possibilitou que os participantes tivessem um panorama atualizado das ações que estão sendo implantadas na gestão dos recursos hídricos da Bacia do Rio Piracicaba.

O Projeto AQUAMIGA/AQUATOX co-patrocinou o simpósio através da montagem de um stand na feira anexa instalada simultaneamente ao evento, onde mais de 500 visitantes conheceram o Projeto AQUAMIGA, que tem como organizadores-coordenadores o Serviço Municipal de Água e Esgoto – SEMAE Piracicaba, o International Development Research Centre – IDRC do Canadá, a Organização Panamericana da Saúde – OPS e o Centro Panamericano de Ingenieria Sanitária y ciências del ambiente – CEPIS do Peru. O Eng. José Carlos Esquierro, coordenador do projeto no Brasil, proferiu palestra sobre  propostas e metodologia desenvolvida no AQUAMIGA/AQUATOX, com participação de professores e técnicos presentes.

A educação ambiental tem ampliado claramente seu espaço de atuação na área da Bacia do Rio Piracicaba, adquirindo grande importância na gestão das bacias hidrográficas. No simpósio, foram apresentados 18 projetos de Educação Ambiental das mais diversas temáticas que são atualmente aplicados em instituições e cidades espalhadas pela Bacia do Rio Piracicaba.

O Projeto AQUAMIGA/AQUATOX é aplicado em 7 países da América do Sul além do Brasil: Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia, com um planejamento para aplicação do projeto a todos os países da América Latina e Caribe até 2011. Em Piracicaba, o AQUAMIGA é aplicado em escolas públicas municipais e estaduais, com uma participação média anual de 1000 estudantes e 50 professores de diversas disciplinas, dando ênfase à interdisciplinaridade no diagnóstico da qualidade da água em micro bacias urbanas.

12/12/07 08:03 - THIAGO DIORIO