accessible

Assessoria Ambiental - Projetos.

Projeto AQUAMIGA participa de Conferência no Canadá


O Eng. José Carlos Esquierro, esteve no Canadá no período de 21 a 31 de maio de 2007 para participar da Conferência Internacional de Educação Ambiental “Trail to Sustainability” – Trilhas da Sustentabilidade – organizada pela Environmental Education and C
            O Eng. José Carlos Esquierro, esteve no Canadá no período de 21 a 31 de maio de 2007 para participar da Conferência Internacional de Educação Ambiental “Trail to Sustainability” – Trilhas da Sustentabilidade – organizada pela Environmental Education and Communication – EECOM, organização voltada à coordenação de instituições e educadores ambientais no estado canadense de Alberta. O evento foi realizado na cidade de Kananaskis (Calgary), propiciando que amplos debates, palestras e visita às bacias hidrográficas locais fossem realizadas pelos participantes.

 

Fotos: Grupo de trabalho na região de nascentes do Rio Kananaskis,
formador do Rio Elbow, que abastece a cidade de Calgary.
           
            O Projeto AQUAMIGA/Aquatox foi apresentado para os canadenses durante a conferência, mostrando as atividades que são desenvolvidas em escolas públicas de Piracicaba, a metodologia empregada e a proposta educacional do projeto. O Projeto Aquamiga/Aquatox é aplicado em oito países da América do Sul: Brasil (Piracicaba), Uruguai (Montevidéo), Argentina (Buenos Aires e Entre Rios), Paraguai (Assunção), Bolívia (La Paz), Peru (Lima), Equador (Quito) e Colômbia (Bogotá). Juntamente com Esquierro, participaram também da conferência a Dra. Maria Luisa Esparza (CEPIS-Peru) e a Dra. Cláudia Patrícia Restrepo (Universidad Nacional Pedagógica-Colômbia), coordenadores do projeto Aquatox no Peru e na Colômbia, respectivamente.
 

   

Fotos: Coletas de água para análise da qualidade          
 
            Segundo José Carlos Esquierro, coordenador do Projeto AQUAMIGA no Brasil, “...foi uma experiência particularmente importante para o público do Aquamiga que participa do projeto em Piracicaba, visto  que foi possível comprovar que a metodologia e a proposta pedagógica aqui aplicadas, deverão mostrar resultados positivos na sociedade local no médio e longo prazo, pois esse é o caminho seguido pela comunidade de educadores ambientais principalmente canadenses, americanos e ingleses, com resultados surpreendentes. [...] a troca de experiências dentro de um campo científico que ainda tem muito a ser desenvolvido, facilita o entendimento de que a educação ambiental pretende ser o caminho mais rápido para as mudanças da sociedade na sua relação com  os meios físicos e biológicos do qual faz parte o homem, ou seja, o meio ambiente”.
 
 
Fotos: Grupo de apresentação de palestras
           
            A questão do desenvolvimento de trabalhos de educação ambiental voltadas ao aquecimento global dominou os debates entre os mais de 300 participantes de diversos países, e em mais de 40 palestras realizadas durante a conferência, visto que a sociedade canadense está profundamente preocupada com a questão que poderá causar grandes alterações em seu ambiente no decorrer do século XXI.
 

                

Fotos: Eng. José Carlos Esquierro, Dra. Maria Luisa Esparza (Peru), Dra. Cláudia Restrepo (Colômbia) e Dra. Maika Tardif (Quebec/Canadá) e Montanhas Rochosas
           
            A participação do Projeto AQUAMIGA na conferência, foi o resultado da parceria mantida entre o Serviço Municipal de Água e Esgoto – SEMAE Piracicaba, com o International Development Research Centre – IDRC do Canadá, com a Organização Panamericana da Saúde – OPS e o Centro Panamericano de Ingenieria Sanitária y Ciências del Ambientes – CEPIS do Peru, que sustentaram as despesas da viagem. Esquierro também participou de visitas em escolas nas cidades de Toronto e Vancouver, durante a viagem.


18/12/07 13:21 - THIAGO DIORIO