INSTITUCIONAL ÁREA DO USUÁRIO TRANSPARÊNCIA Novos Pregões AGÊNCIA WEB
História do SEMAE

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Não é de hoje que o abastecimento de água é uma questão que tem merecido a atenção dos órgãos públicos. Para se ter uma idéia local da evolução do tema e das proporções que ele pode ter na vida de milhares de pessoas, em 1824, a Câmara Municipal de Piracicaba já começava a incluir o assunto em suas pautas de reuniões.

Em maio de 1886, foi iniciada a construção de um reservatório de dois milhões de litros de água, no bairro dos Alemães, a cargo da Empresa Hidráulica de Piracicaba, de propriedade de Carlos Zanotta.

Em 1954 foi criado o Departamento de águas e Esgotos de São Paulo (DAE).

O SEMAE - Serviço Municipal de água e Esgoto foi criado em 30 de abril de 1969, através da Lei Municipal n. 1657, tendo sido regulamentado pelo decreto n. 828, de 30 de maio do mesmo ano. Em agosto de 1969 Piracicaba já contava com inúmeros projetos de rede de esgoto e de fornecimento de água. Com isso a autarquia ganhava autonomia econômica, financeira e administrativa.

Nove anos depois (1978), o SEMAE construiu uma pequena represa, a ETE-Artemis, três reservatórios e uma casa de máquinas. Em outubro, a sede foi transferida para a Rua XV de Novembro, 2.200 - onde funciona até hoje.

Em 1982, com a inauguração da ETA-Capim Fino, novas perspectivas foram abertas para o municîpio.

Em 1989, foi elaborado um Plano Diretor de água, que gerou as diretrizes e projetos básicos para o desenvolvimento do sistema de água.

Com o lançamento da primeira Estação de Tratamento de Esgotos Dois Córregos, em dezembro de 1992, iniciava-se um projeto piloto com capacidade para tratar esgotos de até mil habitantes. Um ano depois, o SEMAE deu os primeiros passos para aumentar o índice de tratamento de esgotos da cidade, iniciando a instalação de interceptores de esgoto âs margens do Córrego das Ondas e na margem direita do ribeirão Piracicamirim.

Em junho de 1998 o SEMAE inaugura a ETE-Piracicamirim, dimensionada para tratar o esgoto doméstico de uma população de 90 mil pessoas. Uma obra que chama a atenção a partir do seu baixo custo de construção e manutenção e pelos sistemas de tratamento de esgotos desenvolvidos na Universidade. A ETE é tão significativa que tem atraído a atenção de outros serviços de água e esgoto do país e de outros países, como Colômbia, Chile, Estados Unidos e México.

Em matéria de abastecimento, a cidade conta hoje com três Estações de Captação: duas no Rio Piracicaba e uma no Rio Corumbataí. Além disso, o sistema de abastecimento da cidade está informatizado. Hoje é possível saber qual a quantidade de cloro ou de água em cada reservatório on-line, de uma central instalada na sede da autarquia. é possível ainda, remanejar água de um reservatório para outro, desligar e ligar bombas para economizar energia ou para sanar problemas emergênciais.

Entre projetos, estudos e avaliações, o SEMAE procura estar presente no dia-a-dia de Piracicaba, buscando soluções alternativas capazes de melhorar a qualidade de vida do povo piracicabano e investindo em pesquisas e projetos que antecipem soluções para questões futuras.

O SEMAE, por trabalhar com a área de saneamento, investe em projetos ecológicos, como é o caso da Semana da água que acontece anualmente ou os projetos experimentais com alternativas para o tratamento de esgotos e recomposição de matas ciliares.

A autarquia tem a competência de exercer atividades relacionadas com o sistema público de abastecimento água tratada e coleta e tratamento de esgoto do Município de Piracicaba.

Seu primeiro Presidente foi Paulo Geraldo Serra e o atual é José Rubens Françoso.


SEMAE - Serviço Municipal de Água e Esgoto - Rua XV de Novembro, 2200 - Bairro Alto - Piracicaba - SP - CEP 13417-100
Fone: (19) 3403-9611 - Central de Atendimento: 0800 772 9611 ou 115 (24 horas) - www.semaepiracicaba.sp.gov.br