Instalação da adutora Kobayat Líbano-Pauliceia será finalizada em março

Investimento é de R$ 1,4 milhão e faz parte do Plano Diretor de Águas do município

A Prefeitura de Piracicaba, por meio do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), segue com a obra de ampliação da rede subterrânea que interliga o reservatório do Kobayat Líbano ao reservatório da Pauliceia. Na semana passada, foi realizada a interligação no ponto inicial no reservatório da Pauliceia e hoje, 26/02, o Semae executa mais duas interligações no ponto final, na região do Kobayat. Após as interligações serão executados testes de estanqueidade, desinfecção da rede e liberação para operação já em março. O investimento é de R$ 1,4 milhão e faz parte do Plano Diretor de Águas do município. A obra tem prazo para ser finalizada em março.
As novas adutoras, com extensão de 2.900 metros, começaram a ser instaladas pelo Kobayat-Líbano e já estão na reta final, na rua Marilice Rodrigues da Silva, Pauliceia. A obra vai beneficiar uma população de 23,5 mil pessoas, moradoras dos bairros Novo Horizonte, Parque dos Sabiás, Chácara São Jorge, Piazza Itália, Jardim Santa Clara, Jardim Belverde, Jardim São Jorge, Jardim Dona Lourdes, Jardim Planalto, Jardim Camargo, Jardim Itapuã, Jardim Tatuapé, Jardim Glória, Monte Líbano, Terra Azul, Kobayat-Líbano, Nova Suíça, Jardim Esplanada e Vila Cristina.
Obras como essa, muitas vezes invisíveis aos olhos da maioria, são de grande importância para a população. Temos investido muito na área de saneamento, o que contribui na melhora da qualidade de vida da população. Esse investimento se reflete nos prêmios conquistados pelo município, como o que recebemos em São Paulo, no Ranking da Universalização do Saneamento – edição 2017, estudo da Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental). Foram avaliados 231 municípios do país com mais de 100 mil habitantes e Piracicaba ficou em primeiro lugar”, lembrou o prefeito Barjas Negri.
NOVO RESERVATÓRIO NO CECAP - Também dentro da política de atendimento ao avanço na demanda por abastecimento municipal implantada pela Administração, o Semae concluiu a licitação para construção de um novo reservatório para a região do bairro Cecap. O projeto do reservatório – que terá investimento de R$ 250 mil - apresentado pela empresa já recebeu a aprovação do Semae. O prazo de 60 dias para entrega começou a contar na segunda feira, 12/02.
A nova caixa d’água terá capacidade para 250 mil litros de água. Em conjunto com as obras de reforço de adutoras, que serão licitadas nos próximos meses, vai resolver, pelos próximos dez anos, o problema de desabastecimento enfrentado pelos moradores daquela localidade. O novo reservatório vai suprir a necessidade por água nos bairros Terra Rica, Altos Taquaral, Unimep e Cecap, que somam aproximadamente 20 mil habitantes. O dispositivo será instalado na base elevada existente no local e atuará junto a outros já em operação - um de também 250 mil litros e outro de 4 milhões de litros.
A obra está inclusa no Plano Diretor de Águas e foi projetada para atender a atual demanda e proporcionar água aos futuros empreendimentos, visto que a região do Cecap está em processo constante de crescimento. “Esse conjunto de obras, que inclui o reservatório, acabará com o desabastecimento especialmente nos horários de pico e nos finais de semana, quando a demanda pela água é maior, principalmente nas chácaras existentes na localidade”, disse José Rubens Françoso, presidente do Semae.
Texto: Felipe Ferreira/Eleni Destro - CCS
Foto: Débora Laranjeira/Semae