Piracicaba recebe nota máxima em ranking da Abes

Piracicaba recebeu nota máxima – 500 pontos – na categoria Rumo à Universalização, a mais alta, por ter alcançado 100% da população em todos os serviços de saneamento básico no Ranking Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) da Universalização do Saneamento 2018. O ranking avalia o percentual de pessoas atendidas pelos serviços de abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, coleta de resíduos sólidos e percentual de resíduos sólidos destinados adequadamente. As outras cidades com nota máxima são São Caetano do Sul, Santa Fé do Sul e Uchoa.

"Temos trabalhado muito para avançar no tratamento e destinação de resíduos em Piracicaba, com investimentos no setor e por meio de PPPs (Parcerias Público Privadas). As gestões passadas também se empenharam e a população, por sua vez, sempre cobrou de seus governantes um olhar sensível para a área do tratamento da água e do esgoto, principalmente, motivada pela identificação e preocupação que os piracicabanos têm com o seu rio. O ranking da Abes é muito importante, pois estimula as prefeituras a trabalharem cada vez mais para avançar nas categorias”, afirma o prefeito Barjas Negri.

O ranking da Abes avaliou 1.894 municípios do Brasil, 88% deles de baixo e médio porte. Deste número, somente 80 municípios atingiram a categoria Rumo à Universalização. Outros 201 estão na categoria Compromisso com a Universalização e a maioria está nas categorias Primeiros Passos para a Universalização e Empenho para a Universalização, somando 1.613 municípios.

“Somos novamente destaque nacional no saneamento básico, primeiro lugar no ranking das cidades com mais de 100 mil habitantes, atingimos a totalidade dos pontos possíveis. Nestes 49 anos o Semae sempre teve a preocupação de distribuir água, bem como, coleta e tratamento de esgoto, reforçando a nossa meta de levar qualidade de vida para Piracicaba e assim sendo exemplo para as futuras gerações", comemorou José Rubens Françoso, presidente do Semae.

O Ranking Abes da Universalização, nesta edição, passou a abranger 100% do território nacional, contemplando todos os municípios brasileiros que forneceram ao SNIS1 – Sistema Nacional de Informações de Saneamento as informações para o cálculo de cada um dos cinco indicadores. Todas as 27 capitais estão nesta publicação.

Esta edição conta ainda com uma nova categoria: Empenho para a Universalização, criada com o intuito de melhor reconhecer os municípios em diferentes estágios quanto a universalização. Ela surge como um desmembramento da primeira categoria (Primeiros passos para a Universalização). Mais de 70% dos municípios ranqueados estão nesta nova categoria.

E para tornar mais equilibrada a comparação entre os municípios, o estudo passa a ser apresentado em dois grandes grupos, segundo o porte dos municípios: Pequeno e médio portes (até 100 mil habitantes) e grande porte (acima de 100 mil).

Os dados de saneamento foram obtidos do SNIS com referência ao ano de 2016, por conta da defasagem de dois anos entre a coleta dos dados e a divulgação pelo Ministério das Cidades, e os dados de saúde foram obtidos do DATASUS2 do Ministério da Saúde, com o mesmo ano de referência.

Texto: Eleni Destro (com informações da Abes)

15/06/18 16h27 - DEBORA TEIXEIRA OLIVEIRA