accessible
Notícias


Participantes do Projeto Guardiões da Água grafitam muro da ETA Luiz de Queiroz

Neste último sábado, dia 14 de julho de 2017, foi realizada a oficina de pintura no muro localizado na Estação de Tratamento Luiz de Queiroz I e II. O muro tem cerca de 60 metros de extensão e a pintura estilo grafitti foi realizada pelo professor e os alunos da oficina. A ação faz parte da finalização das oficinas do projeto Guardiões da Água, em parceria com a Casa do Hip Hop.

As oficinas de grafitti e skate são parte das atividades do Projeto Guardiões da Água 2ª. Ambas foram realizadas em parceria com a Casa de Cultura Hip Hop de Piracicaba, bem como as oficinas de dança urbana e basquete, com início em março/2018 e término em junho/2018, contou com a participação de 18 crianças em cada oficina, sendo que algumas participaram de ambas. O investimento total foi de cerca de R$7 mil, para os participantes foram distribuídos lanche, boné e camiseta. O evento de encerramento aconteceu no dia 28/06/2018 na Casa do Hip Hop com cerca de 24 crianças e adolescentes presentes entre 10 e 18 anos de idade. 

Curso de pedreiro

Também fez parte das atividades do Projeto Guardiões da Água 2ª Fase o Curso livre para qualificação de pedreiros, realizado em parceria com o Sinticompi (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba).

As aulas teóricas foram realizadas no SINTICOMPI de 17de fevereiro à 12 de maio de 2018 e as aulas práticas foram realizadas na Instituição Aliança da Misericórdia de 19 de maio à dois de junho de 2018 e na Unidade Básica de Saúde do bairro Jupiá de nove de junho à 23 de junho 2018. Todos os participantes receberam uma camiseta com o logotipo do projeto início do curso.

No dia 30 de junho de 2018 às 9h no Auditório do Museu da Água foi realizado o evento de encerramento, com entrega dos certificados dos 19 alunos participantes e dos kits de materiais compostos por 25 ferramentas. O investimento total foi de aproximadamente R$ 9 mil.

Projeto Guardiões da Água

O projeto Socioambiental Guardiões da Água desenvolvido e coordenado pelo Serviço Social do SEMAE, iniciou em 2012 com recursos do Ministério das Cidades e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal para Ampliação e Reforma da ETA Capim Fino dando continuidade com recursos do FGTS.

O Guardiões da Água atua na conscientização deste bem tão precioso, a água, realizando diversas ações socioambientais com o objetivo de fomentar a inclusão social de crianças, jovens e adultos através da articulação de políticas públicas de saneamento básico como as de desenvolvimento social, educação, trabalho e renda, esporte e lazer e meio ambiente.

 

16/07/18 15h33 - DEBORA TEIXEIRA OLIVEIRA