accessible
Notícias


Projeto Guardiões da Água se encerra

Chega ao final o projeto socioambiental Guardiões da Água realizado em paralelo às obras de ampliação, reforma e modernização da ETA 3 Capim Fino. A apresentação aconteceu hoje, 31, no Auditório do Senac – Piracicaba. O evento contou com a presença do prefeito Barjas Negri, que destacou a qualidade do saneamento da cidade, a qual por diversas vezes referência nacional.

Com início em 2012, o projeto Guardiões da Água assim como a obra da ETA Capim Fino foi dividido em duas etapas. A primeira etapa teve como objetivo a conscientização da população quanto o uso consciente da água, proteção dos mananciais, o uso correto das redes coletoras de esgoto, disposição correta de resíduos sólidos e geração de trabalho e renda. A finalidade da segunda etapa foi fomentar a inclusão social de crianças, jovens e adultos por meio de articulações de políticas públicas de saneamento básico, bem como as de desenvolvimento social, educação, trabalho e renda, esporte e lazer e de meio ambiente.

Durante esse período, foram realizadas diversas atividades como: oficinas de produção de eco-sabão incentivando a coleta e reutilização do óleo de cozinha, instalador hidráulico, peças teatrais, visitas à ETA Capim Fino e ao Museu da Água, jardinagem, atividades lúdicas em diversas creches, plantio de árvores nativas, dança urbana, basquete, skate, grafite, eletricista predial, pedreiro e visitas ao complexo esportivo.

Para a realização destas atividades o Semae fez parceria com a Casa do Hip Hop, Secretaria Mun. de Desenvolvimento Social, Secretaria Mun. De Educação, Secretaria Mun. de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Secretaria Mun. de Defesa Ambiente, Secretaria Mun. De Trabalho e Renda, Sindicatos dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba e Tigre.

Obra ETA Capim Fino

A obra da ETA foi realizada em duas etapas. A primeira etapa foi financiada pelo Governo Federal através do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, com recursos do Orçamento Geral da União – OGU, enquanto a segunda etapa foi financiada pela Caixa Econômica Federal – CEF, ambas totalizam um investimento de aproximadamente R$ 24 milhões.

A obra consistiu na ampliação e reforma da estação, aumentando a capacidade de tratamento composto por mistura rápida, floculador e decantador, unidades de filtração, casa de química, unidade de pré oxidação reforma de módulos e tratamento e filtros.

A unidade foi inaugurada em 1982, e é responsável pelo tratamento de 80% de água que abastece Piracicaba. Atualmente trata 1.350 litros por segundo, sendo que, com essa obra, além de aumentar a capacidade de tratamento para 2 mil litros por segundo captados do Rio Corumbataí, também irá modernizar o sistema.

 

31/08/18 14h06 - DEBORA TEIXEIRA OLIVEIRA