Semae recebe menção honrosa do Consórcio PCJ

Na manhã do dia 21, o Semae- Serviço Mun. De Água e Esgoto, em com conjunto com instituições parceiras, recebeu menção honrosa na cerimônia de encerramento do Projeto Gota d’Água 2018 produzido pelo Consórcio PCJ, realizada no Museu da Água de Indaiatuba. O trabalho apresentado ao Consórcio foi um vídeo descrevendo o Programa de Educação Ambiental “Bacia Caipira: Seguindo as Águas e Contando Histórias”, o qual é fruto de uma parceria entre as prefeituras dos municípios de Piracicaba (através do Semae e da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente) e Santa Bárbara d’Oeste (através do DAE- Departamento de Água e Esgoto e Secretaria Municipal de Educação), além do Instituto Florestal (Governo do Estado de São Paulo) e diversos colaboradores.

O referido programa foi realizado entre março e novembro deste ano em diferentes locais eco turísticos de ambos os municípios (Parque do Mirante, Estação Experimental de Tupi e um sítio produtor de plantas medicinais com sede em Santa Bárbara) e envolveu a participação de quatro grupos de terceira idade que puderam aprender um pouco sobre as questões históricas, culturais e ambientais no contexto da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba, num amplo roteiro de atividades educativas como plantio de mudas nativas, palestras, trilhas educativas, vivências com plantas medicinais, observação de aves, experimentos para aferição da qualidade da água (com a participação do laboratório móvel AGUAMIGA), dentre outros.

O projeto Gota d’Água deste ano envolveu encontros presenciais e virtuais (EAD) de capacitação aos interlocutores dos municípios participantes e seu tema foi o “ecoturismo como forma de sensibilização e preservação”. Trinta municípios da bacia PCJ participaram do projeto e o trabalho desenvolvido por Piracicaba e Santa Bárbara d’Oeste foi um dos agraciados com a menção honrosa do Consórcio PCJ. O biólogo do Semae, Felipe Augusto Gasparotto, representou a equipe organizadora do Programa Bacia Caipira na entrega deste prêmio. O vídeo premiado pode ser acessado pelo link: Bacia Caipira vencedor

22/11/18 16h35 - DEBORA TEIXEIRA OLIVEIRA