accessible
Notícias


FRENTE PARLAMENTAR MISTA EM DEFESA DO SANEAMENTO É LANÇADA DURANTE SEMINÁRIO EM PIRACICABA

Deputado Federal Enrico Misasi lidera iniciativa em prol de uma atuação pública eficiente. Funasa anuncia mudança de nome e foco de atuação.

Durante o 1° Seminário Internacional da Água realizado em Piracicaba, pelo Instituto Movimento Cidades Inteligentes, foi lançado um manifesto com o propósito da criação da Frente Parlamentar Mista Pelo Saneamento, em que senadores, deputados federais, estaduais, sociedade civil organizada, além de especialistas nacionais e internacionais, reivindicam uma atuação pública eficiente para o saneamento básico no Brasil.
 
A proposta foi defendida pelo Deputado Federal Enrico Misasi (PV-SP) durante sua fala na mesa de abertura do seminário. Segundo Misasi, são necessárias mudanças efetivas em defesa do direito ao saneamento básico público e do seu fortalecimento, ampliando, assim, o debate sobre o tema.

“A nossa ação vai de encontro ao anseio que a sociedade busca, uma política renovada, corajosa e atuante. Vamos buscar soluções para tratar e distribuir água de qualidade onde hoje ela não chega, além da coleta e tratamento adequados dos esgotos. O nosso manifesto é inédito na forma em que é proposto”, declarou Misasi.

A proposição pela criação da Frente Parlamentar Mista Pelo Saneamento foi amplamente aceita pelas autoridades presentes na composição da mesa de abertura, incluindo-se aí a assinatura de Ronaldo Nogueira (presidente da FUNASA), Reinaldo Alguz (deputado estadual), Barjas Negri (prefeito de Piracicaba), José Antônio de Godoy (vice-prefeito de Piracicaba), Glaucio Atorre (subsecretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente), Enrico Misasi (deputado federal) e Carlos Roberto dos Santos da CETESB (representando Patrícia Iglesias, presidente da CETESB).

Além de colher a assinatura das cerca de 400 pessoas presentes ao evento, o deputado Federal Enrico Misasi também organiza uma coleta de apoio digital por meio do site Avaaz, como apoio do Instituto Movimento Cidades Inteligentes.


Funasa anuncia mudança de nome

Durante o Seminário o presidente da Funasa, Ronaldo Nogueira, anunciou a mudança de nome da entidade – Fundação Nacional de Saúde - que passará a se chamar Fundação Nacional de Saneamento e Água, como parte da mudança ocorrida no início do ano quando passou a integrar a pasta do Ministério do Desenvolvimento Nacional. A fundação, com essa medida, deixa claro seu novo posicionamento em investimentos focados para melhorias no saneamento básico.

Durante o evento, quatros painéis temáticos com renomados especialistas nacionais e internacionais, apresentaram cases de sucessos com soluções inovadoras, sem esquecer o viés social, na discussão de temas como: a escassez de água, o reaproveitamento hídrico, regulação e o novo profissional de saneamento.

Assessoria de Imprensa e Credenciamento:
Ana Rizzo (19) 99667-4700  ana@anarizzo.com
Cássia Cunha (11) 98122-5602 cassia.silva.cunha@gmail.com
Hugo Dourado (11) 99787326 dourado.hugo@uol.com.br 

19/03/19 09h30 - DEBORA TEIXEIRA OLIVEIRA