Instituto Trata Brasil premia Piracicaba pelos serviços de saneamento

Piracicaba sediou ontem, 17/09, e também foi premiada no seminário Casos de Sucesso, do Instituto Trata Brasil, realizado em parceria com GO Associados, na Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba). O prefeito Barjas Negri recebeu o prêmio pelos resultados alcançados nos serviços de coleta, distribuição e tratamento de água e esgoto.

O prefeito Barjas Negri falou sobre a experiência de Piracicaba. “Nós tratamos o saneamento básico como uma questão universal. É um direito de todos ter esgoto coletado e tratado e água tratada porque isso é saúde pública. Ao longo desses anos, o Semae e a Prefeitura investiram nisso. E os resultados estão aí. Piracicaba recebe esse prêmio pela sua experiência boa, pelo reconhecimento no Brasil como um todo”, disse.

Entre as cidades que foram escolhidas para relatarem como estão avançando em saneamento até hoje, estão, além de Piracicaba, São Ludgero (SC), Hortolândia (SP), Vitória (ES), São José do Rio Preto (SP) e Rondonópolis (MT), além das agências reguladoras ARSESP (SP), ARSAE (MG) e ARES – PCJ, que é outro pilar do saneamento fundamental, sobretudo para uma gestão eficiente e transparente do setor.

A escolha feita por meio dos últimos estudos do Instituto Trata Brasil, e consultores independentes, serve para mostrar que cidades grandes, mas também médias e pequenas, conseguem, ter indicadores positivos em saneamento básico.

Édison Carlos, presidente executivo do Instituto Trata Brasil, lembra que os serviços de saneamento básico são de responsabilidade das prefeituras, e que é importante que os municípios entendam as devidas atribuições para com esta infraestrutura. “Os prefeitos são responsáveis pela delegação do serviço, bem como o planejamento e também fiscalização, então, queremos trazer para a mesa aquelas cidades que hoje apresentam bons indicadores para que estes gestores públicos locais possam passar uma mensagem positiva ao país”.

Texto: Centro de Comunicação Social-Piracicaba

18/09/19 10h09 - DEBORA TEIXEIRA OLIVEIRA