accessible
Notícias


Presidente do Semae visita obras na ETA Capim Fino

O presidente do Semae Vlamir Schiavuzzo visitou ontem, 20/03, acompanhado de engenheiros, as obras de ampliação, reforma e modernização na Estação de Tratamento de Água 3 – Capim Fino. Na ocasião pode acompanhar a finalização da 1ª etapa, realizada por meio do PAC II – OGU (Orçamento Geral da União), o objetivo das obras é aumentar de tratamento, passando de 1.300 litros pode segundo para 1.800 l/s. Nesta etapa foram investidos cerca de R$ 17 milhões pelo Governo Federal, e R$1,1 milhão pelo Semae.

A 1ª etapa compreende a construção de quatro filtros, quatro floculadores, um decantador, reforma de 16 filtros existentes, reforma de 16 floculadores existentes, reforma de quatro decantadores existentes e interligações hidráulicas.

Vlamir Schiavuzzo, presidente do Semae, ressalta a importância da obra. “A ETA 3-Capim Fino trata a água somente do rio Corumbataí, e abastece aproximadamente 70% de Piracicaba. As obras são de extrema importância não só aumento na capacidade de tratamento, como também vai otimizar a operação do sistema, melhorando assim, as condições de tratamento, visando a economia de água, assunto muito discutido pelo Semae. A cidade está crescendo, a demanda por água tratada só está aumentando nos últimos anos”, disse Schiavuzzo.

De acordo José Maria Sanglade, diretor da ETA, em conjunto com o projeto de ampliação, foi realizado um estudo de tratabilidade, que indicou diversas melhorias a serem implantadas, como a introdução de novo oxidante, aplicação constante de carvão ativado, troca e introdução de novo alcalinizante, entre outras.

Em breve terá início a 2ª etapa, que também recebe aporte do governo federal, por meio do PAC II (Programa de Aceleração do Crescimento). O objetivo é elevar a capacidade de tratamento de 1.800 l/s para 2 mil, e também suprir a demanda de água do município de maneira eficiente, e dentro dos padrões de qualidades de água exigidos por lei.

A obra compreenderá a instalação de quatro unidades de filtração, ampliação de unidades de armazenamento e dosagem de produtos químicos, além da implantação de novas unidades de sistema de armazenagem dosagem de carvão ativado e dióxido de cloro.

O Semae conta ainda com mais duas estações de tratamento de água e operação, as ETAs 1 e 2 Luiz de Queiroz, com capacidade de tratar 600 l/s, captados do rio Piracicaba.

 

21/03/14 10h43 - DEBORA TEIXEIRA OLIVEIRA