Dia Mundial da Água

Em 1992, a ONU instituiu o dia 22 de março como o Dia Mundial da Água. Mais que comemorativa, a data tem o intuito de alertar a sociedade para a utilização consciente deste bem natural, denominado patrimônio da humanidade, mas que tem se tornado escasso, inclusive em países considerados abundantes em água, como o Brasil.

Vinte anos mais tarde, o mundo alcançou o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM), definido pela Organização das Nações Unidas (ONU), cuja meta era reduzir pela metade a proporção de pessoas sem acesso à água potável, o que exigiu desdobramentos dos gestores públicos no sentido de priorizar investimentos em infraestrutura e voltar a atenção para o que acontecia aos seus mananciais.

Pela dimensão do problema, o desafio continua imenso. A estimativa da ONU, divulgada na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), é que, embora 89% da população mundial utilizem fontes tratadas, 783 milhões de pessoas ainda estão distantes dessa condição, com variações dramáticas por região.

Devido à falta de saneamento, cerca de 1,5 milhão de crianças morrem a cada ano. Essas mortes seriam em grande parte evitadas, se houvesse saneamento adequado e melhor higiene. Ou seja, somente água potável não é suficiente para a melhoria da qualidade de vida da população se, paralelamente não seja feito o tratamento do esgoto, que pode estar contaminando os mananciais e exigindo investimentos cada vez maiores para o tratamento da água. Um circulo vicioso e negativo.

Piracicaba tem feito sua parte. Esse será o ano da universalização do saneamento, ou seja, 100% do esgoto tratado. Isso significa saúde e qualidade de vida para a população. Esta realidade foi possível com a política de investimento adotada na administração do prefeito Barjas Negri, continuada pelo prefeito Gabriel Ferrato.

1. Nos últimos anos, o Serviço Municipal de Água e Esgoto (SEMAE) construiu mais de 170 quilômetros de extensão de redes de água tratada, muitos em áreas rurais.

2. Brevemente será inaugurada a ETE Bela Vista, juntando-se às já entregues Tupi (2005), Santa Rosa /Capim Fino (2011) e Ponte do Caixão (2012).

3. Vale lembrar que Piracicaba será um município 300%: 100% de acesso à água tratada, 100% de esgoto coletado e 100% do esgoto coletado e tratado.

Outro ponto que merece atenção nesta data é a grande demanda de recursos hídricos para atender as necessidades agrícolas e comerciais. Uma vez que cada vez mais pessoas têm acesso a bens industriais e alimentos, o que exige maior consumo de água utilizada pelas indústrias. Estima-se que a demanda mundial por alimentos cresça cerca de 70% até 2050.

Por isso, é necessário também que a sociedade tenha consciência da sua responsabilidade no consumo. Atitudes simples, tomadas no cotidiano, são fundamentais para preservar este valioso e escasso bem natural.

Vlamir Schiavuzzo - presidente do Semae

21/03/14 16h02 - DEBORA TEIXEIRA OLIVEIRA