Dia do meio ambiente segundo o Saneamento Básico

Piracicaba tem muitos motivos para comemorar. Se a Lei de Saneamento nº. 11.445/2007 trás diretrizes nacionais e o planejamento dos serviços básicos como instrumento fundamental para alcançar o acesso universal do saneamento básico; Piracicaba pode comemorar a universalização do saneamento básico ainda em 2014.

O Instituto Trata Brasil, OSCIP - (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), focada no saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país, divulgou no início de maio, a pesquisa “Diagnóstico da Situação dos Planos Municipais de Saneamento Básico”, Piracicaba ocupa o 4º lugar, figurando entre as 12 maiores cidades do país que atendem todos os requisitos do Plano Municipal de Saneamento Básico.

Tratar esgoto é uma das principais ações para o meio ambiente, os rios ficam mais limpos, voltam a exercer papel fundamental para evitar a propagação de doenças, garantem a sobrevivência de espécies, enfim, aumenta a qualidade de vida da população, porém, isso não é o suficiente, como Piracicaba já está praticamente 100% de distribuição de água, 100% de coleta de esgoto e logo vamos atingir 100% do esgoto coletado tratado. É o momento de pensar mais adiante.

Nestes dois últimos anos realizamos estudos para otimizar a quantidade de água. Em 2013, contratamos o Plano Diretor de Perdas Físicas, o que norteou as futuras estratégias e definiu o foco dos investimentos, que são as obras necessários para alcançar índices satisfatórios de perdas, ou seja, próximo de 25%. Este é o foco de investimentos do Semae e será nos próximos anos. Perdas Físicas é nossa prioridade em todas as decisões, inclusive administrativas, se temos problemas, só nos resta enfrentá-los.

Em paralelo, contratamos o Plano Diretor de Recursos Hídricos para o município de Piracicaba. A primeira etapa finalizada no incio de 2013, com diagnóstico completo sobre rios, ribeirões e nascentes que destacou quatro sub-bacias com bom potencial de água, com qualidade e quantidade de água. Brevemente poderemos conhecer através da conclusão da segunda etapa do Plano de Recursos Hídricos, que norteará as futuras ações relativas ao uso destas quatro sub-bacias, que futuramente poderá complementar abastecimento de água para Piracicaba.

Vlamir Augusto Schiavuzzo

presidente do Semae