Semae abre licitação para compra de torneiras para escolas municipais

O Semae – Serviço Municipal de Água e Esgoto está com processo licitatório aberto para compra de torneiras para escolas municipais. A aquisição faz parte da segunda etapa do programa de redução de perdas e uso sustentável, desenvolvido pela autarquia após engenheiros estudarem o consumo de água de 152 unidades da Secretaria de Educação.

A primeira etapa compreendeu 10 escolas, onde as torneiras já foram trocadas. A segunda etapa abrange 17 unidades, as quais, juntas, somam 21,6% do total do consumo. São elas: E. M. Parque Conceição, E. M. Francisco Correa, E. M. Marisa Faganello, E. M. Nair Libardi, Prof.ª. Olivia de Almeida Feres, E. M. Maria de Lourdes Fuzetti Lorenzi, E. M. Prof. João B. Nogueira, E. M. Maria de Lourdes Silva Viccino, Prof.ª Diva de Araújo Lemos, E. M. Bruna Ferreira da Silva, E. M. Prof. Oracy da Silva, E. M. Olivia Caprânico, EMEI Lázaro Detoni, EMEI Maximiliano Fermino Gil, E. M. Angela Sbrogio Furlan, E. M. Dezolina Pires Baltieri e E.M.I. Bosques do Lenheiro.

Serão instaladas 470 torneiras com fechamento automático e registro regulador de vazão, sendo 150 do modelo bancada/mesa e 320 para instalação nas paredes. Estima-se economizar, no mínimo, 15%, o que representa cerca de R$ 6 mil/mês, podendo chegar a até 70% de economia.

Na primeira etapa foram substituídas cerca de 400 torneiras e a economia foi de 21,86% por escola, totalizando 818 m³ de água, se comparado a março de 2013. Na terceira etapa, a previsão de troca é em 21 escolas. As três etapas (48 escolas) correspondem a 60% do consumo total.

O programa de redução de perdas faz parte do projeto Uso Sustentável de Água que o Semae desenvolve no município de Piracicaba e abrange outros programas como substituição do encanamento, otimização do tratamento e distribuição de água.

“Os dados apresentados indicam sucesso absoluto com a substituição das torneiras. Ainda há muito o que economizar, mas já podemos comemorar”, declarou Vlamir Schiavuzzo, presidente do Semae.

26/06/14 14h07 - DEBORA TEIXEIRA OLIVEIRA