Aquário Municipal recebe denominação

O Aquário Municipal sob responsabilidade do SEMAE- Serviço Municipal de Água e Esgoto, recebe no próximo sábado, dia 05, às 10h, denominação “Ilda Borges Gonçalves”, conforme Lei Municipal nº 7.641, de autoria do vereador Carlos Alberto Cavalcante.

Instalado no Parque Mirante, o aquário tornou-se mais um ponto turístico da cidade, com vista privilegiada do Rio Piracicaba e variedade de espécies e ecossistemas, tem como objetivo incentivar a preservação e conscientização. O espaço foi projetado para atender cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida, além de portadores de deficiência visual, é dotado de rampas, sanitários adaptados e a identificação de todos os peixes também está disponível em braile.

Conta com três aquários, cada um com capacidade de 2.400 litros e medindo 3 metros de comprimento por 80 centímetros de altura. Neles estão cerca de 80 espécies e mais de 3.000 peixes, divididos em: Pequenos do Nosso Rio Piracicaba; Pequenos da Amazônia e Exóticos do Mundo Todo, sendo esses últimos originários das Américas do Sul, Norte e Central, além da Ásia, África, Oceania e Europa. A variedade das espécies e ecossistemas também destaca-se em três lagos ornamentais: Gigantes do Brasil; Gingantes do Nosso Rio e Lago das Carpas. Entre outros, estão peixes brasileiros deslumbrantes como tucunaré, pintado, dourado e pirambóia.

Sobre Ilda Borges Gonçalves

Sra. Ilda Borges Gonçalves, nasceu em Quatá/SP. Neca, como era chamada, começou a trabalhar com 14 anos na Prefeitura Municipal de Osvaldo Cruz. Prestou exame de Madureza para concluir o ginásio, depois fez técnico de Contabilidade e foi crescendo dentro da administração da Prefeitura.

Casada por 43 anos com o Sr. Eberard, mãe de quatro filhas: Cássia Maria Gonçalves da Silva Remunhão (Cássia), Maria Paula Gonçalves da Silva (Magic Paula), Maria José Gonçalves da Silva Ribeiro (Dudé), Maria Angélica Gonçalves da Silva (Branca).

Paralelo a tudo isso, ela também ajudava o esposo que possuía uma gráfica e o Jornal da cidade, promovia o Baile das Debutantes na cidade. Nesta época também seu Beto muito politizado já ia mais para a parte da política, denunciando tudo de errado que acontecia no meio político da cidade, prejudicando muitas vezes dona Ilda em seu trabalho na Prefeitura. Ela chegou a ser deslocada para cargos de menor importância em retaliação as críticas feitas pelo seu marido em seu Jornal semanal.

Aos 44 anos de idade se aposentou por tempo de serviço (30 anos) todos prestados na Prefeitura, sendo que seu ultimo cargo foi o de Chefe do Departamento de Águas e Esgoto da cidade e também responsável pela transição deste para a estatal SABESP.

Paula e Branca seguiram a carreira de jogadoras, Dudé casou-se com o Sr Adilson Roberto Ribeiro que lhe deram os netos Maria Carolina Ribeiro Boni e Antonio Ribeiro Neto e Cássia que se casou-se com o Sr. Luiz Aparecido Remunhão que lhe deram os netos: Luiz Fernando Remunhão e Bruna Remunhão.

Fez muito para o basquete feminino de Piracicaba, revelou muitas jogadoras. Depois do basquete ela se engajou no trabalho do Clube da Lady e também foi voluntária no Lar Escola Coração de Maria Nossa Mãe por vários anos, sempre ajudando muito em todos os sentidos. Faleceu em 21/11/2012, aos 76 anos.

Débora Laranjeira Mtb 54.185

03/07/14 14h30 - DEBORA TEIXEIRA OLIVEIRA