Aquário Municipal divulga o número de visitantes de julho

O Aquário Municipal, sob responsabilidade do SEMAE- (Serviço Municipal de Água e Esgoto), recebeu no mês de julho 8.995 visitantes, e desde a sua inauguração em setembro de 2012, foram 344.641 visitantes.

Instalado no Parque Mirante, o aquário tornou-se mais um ponto turístico da cidade, com vista privilegiada do Rio Piracicaba e variedade de espécies e ecossistemas, tem como objetivo incentivar a preservação e conscientização. O espaço foi projetado para atender cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida, além de portadores de deficiência visual, é dotado de rampas, sanitários adaptados e a identificação de todos os peixes também está disponível em braile.

Em dezembro de 2012, o aquário recebeu o III Prêmio Ações Inclusivas para as Pessoas com Deficiência - edição 2012, por ser o espaço acessível para todos os tipos de deficiências. O prêmio tem como objetivo reconhecer e destacar as práticas bem-sucedidas voltadas à inclusão social e cidadania das pessoas com deficiência no Estado de São Paulo.

O espaço conta com três aquários, cada um com capacidade de 2.400 litros e medindo 3 metros de comprimento por 80 centímetros de altura. Neles estão cerca de 80 espécies e mais de 3.000 peixes, divididos em: Pequenos do Nosso Rio Piracicaba; Pequenos da Amazônia e Exóticos do Mundo Todo, sendo esses últimos originários das Américas do Sul, Norte e Central, além da Ásia, África, Oceania e Europa. A variedade das espécies e ecossistemas também destaca-se em três lagos ornamentais: Gigantes do Brasil; Gingantes do Nosso Rio e Lago das Carpas. Entre outros, estão peixes brasileiros deslumbrantes como tucunaré, pintado, dourado e pirambóia.

Os visitantes contam também com uma cafeteria, administrada pela ONG Avistar - Associação de Assistência aos Portadores de Necessidades Especiais.

Serviço:

Aquário Municipal - avenida Dr. Maurice Allain, s/nº, Parque do Mirante

Visitação de terça a domingo, das 9h às 18h.

Agendamento de grupos – telefone: (19) 3421-1566

01/08/14 16h45 - DEBORA TEIXEIRA OLIVEIRA