Projeto “Arte e Água” será inaugurado neste sábado, 09

Compondo a programação de aniversário organizada pela Prefeitura de Piracicaba com o objetivo de comemorar os 247 anos da cidade, o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) e a Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), realizam no próximo sábado (9), às 10h, na sede da autarquia, a inauguração e descerramento da placa do projeto “Arte e Água: Fontes da Vida”.

Por meio do projeto, os artistas Germano Gomes, Elaine Parra, Marcos Sabadin, Diógenes Severo, Tarciso Lorena e Marcelo Araújo, sob coordenação do curador Láercio Moretti, transformaram o muro do SEMAE em uma galeria de arte a céu aberto. Setepainéis podem ser vistos no local, na XV de Novembro, uma das ruas mais movimentadas de Piracicaba.

Atendendo ao Edital publicado no Diário Oficial do Município do dia 15 de outubro de 2013, os artistas se inscreveram na Semac e participaram do sorteio em 04 de novembro, no auditório do Armazém 14 do Engenho Central, em que participaram a secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese e o presidente do Semae, Vlamir Schiavuzzo.

O “Arte e Água” foi baseado em outro projeto, o “Colorindo a Saudade”, por meio do qual, artistas plásticos piracicabanos revitalizaram os muros do tradicional Cemitério da Saudade. Dividido em três fases, o projeto ficou totalmente pronto em abril de 2012, com mais de 90 painéis pintados por 57 artistas.

A exemplo do Projeto Colorindo a Saudade, que deu muito certo e contribuiu muito para a beleza em um dos pontos mais movimentados da cidade, disponibilizamos um novo espaço para que os artistas da cidade mostrassem seu trabalho, viabilizando mais uma galeria de arte ao ar livre. E o ótimo resultado pode ser visto por todos. Sabemos que Piracicaba é um celeiro de artistas e essa é mais uma forma de valorizarmos nossos talentos, que são muitos”, afirma a secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese.

O presidente do Semae, Vlamir Schiavuzzo, destaca a importância do “Arte e Água: Fontes da Vida”. “As obras se somam ao importante trabalho que o SEMAE realiza em prol do tratamento e distribuição de água para todas as famílias de Piracicaba. É importante termos essa referência com esse bonito trabalho. Os painéis valorizaram a estética da autarquia e proporciona uma maior visibilidade para os artistas”, salientou Schiavuzzo.

SERVIÇO:

Inauguração e descerramento da placa do projeto “Arte e Água: Fontes da Vida”. Sábado, 09/08, às 10h, na Praça da Saudade, em frente à sede do Semae Informações: (19) 3403-9605.

06/08/14 11h15 - DEBORA TEIXEIRA OLIVEIRA