Comissão de Recursos Hídricos discute 2ª etapa do Plano Diretor

Aconteceu ontem, dia 24, mais um encontro da Comissão de Recursos Hídricos, na ocasião foi discutido as próximas ações da segunda etapa do Plano Municipal de Gestão de Recursos Hídricos – PMGRH.

“O objetivo do encontro é nortear as ações que foram definidas em 2007, quando ainda não havia essa crítica estiagem, foi um trabalho preventivo e que agora irá viabilizar e adequar os ambientes rurais para futuro abastecimento para Piracicaba”, enfatizou Vlamir Schiavuzzo, presidente do Semae.

O Semae – Serviço Municipal de Água e Esgoto, preocupado com o abastecimento de água na cidade, elaborou em 2007, por meio da Lei Complementar Municipal nº.212 o PMGRH. O Plano Diretor realizou um estudo que identificou quatro bacias hidrográficas com ações de recuperação e controle para que se tornem alternativas de produção de água bruta para Piracicaba, são elas: Ribeirão Congonhal, Ribeirão dos Marins, Ribeirão do Paredão Vermelho e Córrego Tamandupá.

A príncipio foram selecionadas três sub-bacias: Ribeirão Congonhal, Ribeirão dos Marins, e Córrego Tamandupá, que juntos possuem capacidade para fornecimento de 770 m³/h, porém, com a introdução de reservatórios de regularização a extração poderá atingir 2.400 m³/h.

A segunda etapa consiste em viabilizar o aproveitamento hídrico de novos mananciais ainda não utilizados pelo município para instalação de sistemas produtores de água.

No encontro, estavam presentes Melissa Pozar de Abreu da Procuradoria Geral do Município, Lídia Martins da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente, Evelise Moda da Secretaria de Agricultura, Lindomar Santos Barros da Secretaria de Educação, Antonio Carlos Ferreira, Wellington Gomes, Pedro Alberto Cães, Pedro Rodrigo Sabbadin e Vlamir Schiavuzzo do Semae.

25/09/14 15h38 - DEBORA TEIXEIRA OLIVEIRA