Semae começa a fornecer água para Saltinho

Foi assinado ontem, dia 10 o acordo que autoriza o Semae- Sérviço Municipal de Água e Esgoto, a fornecer água para o município de Saltinho. O contrato foi assinado em coletiva de imprensa na Prefeitura de Piracicaba, além da imprensa, estavam presentes: o prefeito Gabriel Ferrato, o presidente do Semae, Vlamir Schiavuzzo, Claudemir Torina, prefeito de Saltinho e assessores.

De acordo com o Ferrato, a decisão de fornecimento foi tomada, partindo do principio da solidariedade. “Essa situação dramática, do ponto de vista do racionamento por conta da crise hídrica, temos muita satisfação em oferecer apoio a população de Saltinho. Contamos com o Rio Corumbataí que nos permitiu passar por essa crise sem racionamento e oferecer esse bem essencial para uma vida digna, a água. Enquanto tivermos pão, teremos a partilha”, completou o prefeito.

Schiavuzzo ressalta a importância das Câmaras Municipais na aprovação do Projeto de Lei. “Este é um projeto solidário, a partir de uma reunião, estudamos tecnicamente a viabilidade de fornecimento e constatamos que tínhamos redes próximas a captação de Saltinho. Entendemos a agonia e temos a satisfação de ajudar a resolver esse problema momentâneo”

Já o prefeito de Saltinho, enfatizou alivio pela ajuda. “Teremos a tranqüilidade de passar por esse período que a cidade será abastecida, agradecemos o povo piracicabano pela compreensão nesta estiagem atípica. Piracicaba é a mãe de Saltinho e nos deu essa oportunidade para poder trabalhar e avançar mais. Estamos com reserva só para mais quatro meses.

O fornecimento terá início hoje, dia 11, e de acordo com a assessoria de Saltinho, o município não será abastecido 24 horas por dia, o que equivaleria a um custo de R$ 60 mil por mês, e sim, apenas um terço.

O projeto de lei foi aprovado pelas Câmaras de Piracicaba e Saltinho e poderá ser suspenso por inadimplência ou caso comprometa o abastecimento de água de Piracicaba. O Semae fornecerá água tratada até o limite de cinco litros por segundo durante um ano. Esse volume representa 0,25% da outorga autorizada pelo DAEE- Departamento de Água e Energia Elétrica.

Coube a autarquia a instalação de um hidrômetro para realização da medição do volume utilizado. A adutora está localizado no bairro Formigueiro, divisa com Saltinho.

Os valores cobrados seguirão a Política Tarifária do Semae, será o previsto para a categoria residencial, ficando isento do pagamento pela tarifa relativa ao sistema de esgotamento sanitário.

Débora Laranjeira Mtb 54.185

Assessora Imprensa – SEMAE