Dados desatualizados colocam Piracicaba em 20º lugar no Ranking de Saneamento do país

O Instituto Trata Brasil, divulgou nesta quarta-feira, dia 27, o Ranking do Saneamento do país, classificando Piracicaba em 20º lugar das melhores cidades país. O Ranking do TrataBrasil é baseado nos dados do SNIS (Sistema Nacional de Informação Sobre Saneamento) de 2012.

“Este Ranking coloca Piracicaba em uma posição desfavorável, diferente da realidade. Em 2012 não tratávamos 58,7%, mas sim 72%, pois já havíamos inaugurado duas Estações de Tratamento de Esgoto, a Santa Rosa/Capim Fino e a Ponte do Caixão, projetada para atender 150 mil habitantes. Portanto, Piracicaba deveria ocupar um melhor lugar no Ranking”, esclareceu Vlamir Schiavuzzo, presidente do SEMAE- Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba.

A pesquisa traz um diagnóstico dos principais indicadores de saneamento básico: abastecimento de água; coleta e tratamento de esgoto; perdas; investimentos e arrecadação, dos 100 maiores municípios brasileiros.

“Quando assumi a administração, apenas 35% do esgoto coletado era tratado, hoje este índice já está 100% com as novas ETEs Bela Vista, Ártemis e Anhumas. São 45 anos de trabalho e dedicação a esta causa nobre e de interesse de todos os piracicabanos, somos exemplo”, comemorou Schiavuzzo.

O Trata Brasil é uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que tem como objetivo coordenar uma mobilização nacional para que o país possa atingir a universalização do acesso à coleta e ao tratamento.

28/08/14 16h12 - DEBORA TEIXEIRA OLIVEIRA