Aquário Municipal completa dois anos

O Aquário Municipal, sob responsabilidade do SEMAE- (Serviço Municipal de Água e Esgoto), completa dois anos no dia 18. Com vista privilegiada para o Rio mais de 350 mil pessoas já visitaram o aquário, consolidando-se como mais um ponto turístico de Piracicaba.

O aquário está instalado no Parque Mirante, e conta variada espécies e ecossistemas, tem como objetivo incentivar a preservação e conscientização.

O espaço foi todo projetado para atender cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida, além de portadores de deficiência visual, é dotado de rampas, sanitários adaptados e a identificação de todos os peixes também está disponível em braile. Em dezembro de 2012, o aquário recebeu o III Prêmio Ações Inclusivas para as Pessoas com Deficiência - edição 2012, por ser o espaço acessível para todos os tipos de deficiências. O prêmio tem como objetivo reconhecer e destacar as práticas bem-sucedidas voltadas à inclusão social e cidadania das pessoas com deficiência no Estado de São Paulo.

Conta com três aquários, cada um com capacidade de 2.400 litros e medindo três metros de comprimento por 80 centímetros de altura. Neles estão cerca de 70 espécies e mais de 1.500 peixes, divididos em: Pequenos do Nosso Rio Piracicaba; Pequenos da Amazônia e Exóticos do Mundo Todo, sendo esses últimos originários das Américas do Sul, Norte e Central, além da Ásia, África, Oceania e Europa. A variedade das espécies e ecossistemas também se destaca em três lagos ornamentais: Rios do Brasil e Lago das Carpas. Entre outros, estão peixes brasileiros deslumbrantes como tucunaré e pintado.

Serviço:

Aquário Municipal - avenida Dr. Maurice Allain, s/nº, Parque do Mirante

Visitação de terça a domingo, das 9h às 18h.

Agendamento de grupos – telefone: (19) 3421-1566

17/09/14 15h43 - DEBORA TEIXEIRA OLIVEIRA