Aquário Municipal divulga o número de visitantes de maio

O Aquário Municipal, sob responsabilidade do SEMAE- (Serviço Municipal de Água e Esgoto), recebeu no mês de maio 8.792 visitantes, e desde a sua inauguração em setembro de 2012, foram 443.929 visitantes.

Localizado à margem direita do rio Piracicaba no Parque do Mirante, o Aquário Municipal foi inaugurado em setembro de 2012, e tornou-se mais um ponto turístico da cidade, com vista privilegiada do salto.

O aquário tem por objetivo auxiliar na conscientização ambiental, proporcionando conhecimento sobre a importância da preservação dos rios, particularmente o Piracicaba e o Corumbataí.

O espaço conta com três aquários, cada um com capacidade de 2.400 litros e medindo 3 metros de comprimento por 80 centímetros de altura e dois lagos ornamentais, um deles com aproximadamente 25.000 litros com peixes diversos do Brasil e do mundo e o outro com aproximadamente 14.000 litros e cerca de 50 Carpas.

Ao todo são 70 espécies e mais de 1500 peixes, divididos em: Pequenos do Nosso Rio; Pequenos da Amazônia e Exóticos do Mundo, sendo esses últimos originários das Américas do Sul, Norte e Central, além da Ásia, África e Europa.

Entre as espécies de destaque estão o Gourami gigante albino, Moréia fogo, Texas Blue, peixe Faca Palhaço, Arraias entre outros.

A implantação do Aquário Municipal é o resultado de ação conjunta da Secretaria Municipal de Obras e do Serviço Municipal de Água e Esgoto e foi projetado para atender cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida, é dotado de rampas e sanitários adaptados.

Como prova de sucesso, o aquário recebeu em dezembro de 2012, o III Prêmio Ações Inclusivas para as Pessoas com Deficiência - Edição 2012, por ser o espaço acessível para todos os tipos de deficiências. Todo o projeto de acessibilidade foi desenvolvido pelo Departamento Administrativo do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae). O prêmio tem como objetivo reconhecer e destacar as práticas bem sucedidas voltadas à inclusão social e cidadania das pessoas com deficiência no Estado de São Paulo. Foram 140 práticas inscritas, provenientes de 45 municípios, apenas 16 cidades foram finalistas. Dentre elas, o Aquário Municipal. No evento foi entregue  troféu, além de divulgação no Portal da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, placa de Menção Honrosa e certificado de participação.

Serviço:

Aquário Municipal - avenida Dr. Maurice Allain, s/nº, Parque do Mirante

Visitação de terça a domingo, das 9h às 18h.

Agendamento de grupos – telefone: (19) 3421-1566

02/06/15 13h50 - DEBORA TEIXEIRA OLIVEIRA