accessible
Notícias


Governo do Estado apresenta projeto de Qualificação em Saneamento

Na manhã de ontem, dia 7, o presidente interino do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) José Antônio de Godoy esteve reunido com representantes do Governo do Estado a fim de conhecer o Projeto de Educação do governo estadual com metodologia francesa, que tem como objetivo capacitar e qualificar trabalhadores para atuar na área de saneamento. O encontro aconteceu na sede do Semae, esteve presente além de funcionários da autarquia, Sérgio Furtuoso, secretário de Trabalho e Renda; Jorge Amin, diretor -presidente da Águas do Mirante; Edgar Camolesi, ex-presidente do Semae; Fernando Ferreira, assistente técnico da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho e também representantes da Office International de I’Eua da França. 

O projeto é aplicado há mais de 35 anos na França, e por ano são capacitados mais de seis mil trabalhadores da área de saneamento. Na ocasião foi feita a explanação da pedagogia, assim como a viabilidade de adequação do projeto aos moldes da legislação brasileira.

O projeto prevê a instalação de um Centro de Capacitação e Qualificação de Trabalhadores do Setor de Saneamento, entretanto, o investimento de R$ 47 mi o tornou inviável para o Estado. Contudo, após estudos concluiu-se que, um projeto piloto seria conveniente economicamente para o Estado. Então foi apresentado o Projeto de Educação, que está faz parte do projeto de formação continuada, e visa atender a região com 10 a 15 participantes por curso, do total de sete, com carga horária composta por 70% de aulas práticas, que devem ocorrer em estações de tratamento de água, estações de tratamento de esgoto, “o mais importante é construir redes de simulação para prática em situação real, o projeto abrange toda pirâmide dos trabalhadores de saneamento, principalmente os que estão ligados a base operacional”, destacou Ferreira. “O intuito é trabalhar o grande problema hoje do Brasil, a perda de água”, completou.

Cada curso difere a carga horária, e a proposta apresentou a competência, abrangência e a qualificação que cada curso deve oferecer, assim como os materiais didáticos que deverão ser utilizados.

A equipe do Estado deve voltar a se reunir com os representantes locais a fim de expor mais detalhes sobre a implantação do projeto.

08/10/15 09h40 - DEBORA TEIXEIRA OLIVEIRA