Semae participa da III Exposição Ambiental e V Workshop Municipal de Formação Profissional

E mais um ano o Semae – Serviço Municipal de Água e Esgoto marca presença nos eventos da Prefeitura de Piracicaba. A autarquia está participando com um stand no Engenho Central, onde ocorre simultaneamente o V Workshop Municipal de Formação Profissional, realizado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre); a III Exposição Ambiental promovido pela Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) e o 1º Festeco- Festival Ecológico de Piracicaba- A Música Como Conscientização Ecológica, pela Secretaria Municipal de Ação Cultural (Semac).

A ação tem como objetivo a propagação do Projeto Aguamiga, que encerrou as atividades deste ano junto às escolas municipais. No espaço os visitantes podem apreciar maquetes e outros trabalhos realizados pelas crianças, e também conhecer os experimentos, podem levar para casa materiais impressos sobre a conscientização do consumo consciente e além de cartilhas de colorir para as crianças aprenderem brincando. O intuito é fomentar o interesse da população e propagar as ações do programa Aguamiga.

Programa Aguamiga

O projeto foi criado em 2000, através de um convite do International Development Research Center (IDRC), do Canadá, o SEMAE participou do Projeto Aquatox-2000. Um projeto idealizado por aquele Instituto com a finalidade de popularizar a ciência, através dos estudantes. Naquele ano, participaram duas escolas públicas estaduais, duas professoras e 20 alunos. No final de 2002, o SEMAE foi novamente convidado pela mesma instituição canadense a elaborar um projeto de Educação Ambiental, nos moldes do Projeto Aquatox-2000, com o intuito de se tornar um núcleo em Educação Ambiental, Meio Ambiente e Saúde. O projeto, que posteriormente recebeu o nome brasileiro “AQUAMIGA”, foi aprovado, sendo o único no Brasil conveniado à instituição canadense. A proposta do trabalho foi realizar um trabalho conjunto em Educação Ambiental com os professores e alunos de escolas públicas do município de Piracicaba, visando à criação de um núcleo para o desenvolvimento deste tema: água, saúde e meio ambiente.

V Workshop de Formação Profissional-

O Workshop tem o objetivo geral de apresentar profissões e cursos das Escolas Técnicas da cidade de Piracicaba, assim como a atuação no mercado de trabalho, de forma a sensibilizar e fomentar o interesse dos alunos do ensino médio de escolas estaduais e particulares em ingressar em cursos técnicos profissionalizantes.

O evento tem como público alvo os estudantes do ensino médio e os matriculados no EJA – Educação de Jovens e Adultos, sendo também aberto aos pais e familiares desses estudantes, assim como para o público em geral, da cidade e região.

III Exposição Ambiental

Com o objetivo de divulgar ações de empresas, ONGs e do setor público em busca de uma sociedade sustentável, a secretaria de Defesa do Meio Ambiente – Sedema promove nos dias 22 e 23 de outubro a III Exposição Ambiental.

O evento acontece nos armazéns 14 B e C e 17 no Engenho Central e os organizadores esperam estimular a discussão e a troca de experiência entre diferentes segmentos da sociedade ligados às questões ambientais e a sustentabilidade do planeta.

Serviço:

III Exposição Ambiental e V Workshop Municipal de Formação Profissional

Local: Engenho Central – Armazéns 14B, 14 C e 17.

Entrada de expositores, alunos e visitantes pela Ponte do Morato

Dias 22 e 23 de outubro