Alunos da rede municipal realizam testes de qualidade da água em programa de Educação Ambiental

Terá início na próxima segunda-feira, dia 24, a parte prática do Programa de Educação Ambiental Aguamiga 2015, realizado pelo Semae - Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Cerca de 350 alunos, de sete escolas, terão a oportunidade de analisar amostras de água, com testes físico-químicos, microbiológicos e toxicológicos.

A prática é a segunda parte do projeto, que teve início em junho, com palestras abordando temas como tratamento de água e esgoto, bacias hidrográficas, ciclo hidrológico, usos múltiplos da água, qualidade da água, saúde humana e equilíbrio ambiental, fontes hídricas alternativas, tratamento de água e esgoto e consumo sustentável da água, e também com visitas monitoradas às Estações de Tratamento de Esgoto Ponte do Caixão e Tratamento de Água Capim Fino.

Felipe Gasparotto, biólogo do Semae e coordenador do programa Aguamiga explica como são desenvolvidas as atividades. “Realizamos capacitação teórico-prática dos professores, com palestras e excursões técnicas às nascentes dos rios Piracicaba e Corumbataí; palestra para os alunos sobre conceitos básicos em recursos hídricos; visitas técnicas monitoradas na ETA - Estação de Tratamento de Água Capim Fino, ETE - Estação de Tratamento de Esgoto Ponte do Caixão; atividades didáticas como artes e redação; experimentos científicos para aferição da qualidade da água e exposição dos trabalhos artísticos dos alunos”, completa.

O programa Aguamiga destina-se aos alunos do 5º ano do ensino fundamental das escolas municipais, abrangendo escolas de todas as regiões da cidade, participando neste ano as escolas E.M Ada Neme, E.M Irineu Packer, E.M Euclides Buzetto, E.M Maria B. Penezzi, E.M Rachel de Queiroz, Em Ida F. Lombardi e E.M Manoel R. Lourenço, totalizando mais de 350 alunos.

Há 15 anos o programa é desenvolvido pela autarquia, e já atendeu quase todas as escolas municipais de Piracicaba/SP. Os alunos recebem camiseta, apostila didática e lanche (nas excursões) e também contam com um laboratório móvel de apoio.

Analândia

No dia 27 de julho, aconteceu a visita às nascentes do Rio Corumbataí em Analândia/SP, principal manancial que abastece Piracicaba, capacitando professores da rede municipal. A visita teve como objetivo dar subsídios aos docentes sobre as nascentes, córregos e ribeirões formadores do Rio Corumbataí.

Aguamiga

O projeto foi criado em 2000, através de um convite do International Development Research Center (IDRC), do Canadá, o SEMAE participou do Projeto Aquatox-2000. Um projeto idealizado por aquele Instituto com a finalidade de popularizar a ciência, através dos estudantes. Naquele ano, participaram duas escolas públicas estaduais, duas professoras e 20 alunos. No final de 2002, o SEMAE foi novamente convidado pela mesma instituição canadense a elaborar um projeto de Educação Ambiental, nos moldes do Projeto Aquatox-2000, com o intuito de se tornar um núcleo em Educação Ambiental, Meio Ambiente e Saúde. O projeto, que posteriormente recebeu o nome brasileiro “AQUAMIGA”, foi aprovado, sendo o único no Brasil conveniado à instituição canadense. A proposta do trabalho foi realizar um trabalho conjunto em Educação Ambiental com os professores e alunos de escolas públicas do município de Piracicaba, visando à criação de um núcleo para o desenvolvimento deste tema: água, saúde e meio ambiente.

21/08/15 15h00 - DEBORA TEIXEIRA OLIVEIRA