accessible
Notícias


Presidente do Semae se reúne com líderes do Cantagalo

Na tarde de hoje, dia 08, o presidente do Semae José Antonio de Godoy esteve reunido com líderes da comunidade Cantagalo a fim de explicar a falta de abastecimento de água na região.

Godoy acompanhado do engenheiro de saneamento do Semae, Pedro Caes esclareceram o funcionamento do sistema de abastecimento e também mostram a obra da nova adutora no Kobayat Líbano que, deverá aumentar em 40% a vazão da água e com isso, regularizar o problema de falta de água na região.

Estavam presentes Marcos Aparecido Santos, presidente da comunidade Cantagalo, William Gomes e Silas Andrade Alves. Os três também não contam com reservação em casa. Silas Andrade contou que quando a água voltava, armazenava em garrafas pet.

“A região tem sofrido com a falta de abastecimento nos últimos dias, o Semae está geofonando o local buscando vazamentos, para sanar esse problema. O agravante é que a maioria das casas não possui reservatórios”, declarou Godoy.

Para regularizar a situação, o Semae está com obras em andamento, como:

- Adutora Kobayat Líbano de 300 milímetros, que interligará os reservatórios da Paulicéia ao do Kobayat Líbano. Os bairros que são abastecidos pelos reservatórios Kobayat Líbano são: Novo Horizonte, Kobayat Líbano, Santo Antônio, Nova Suíça, Água Bonita, São Jorge, São José, Jardim Planalto, Parque Sabiás, Jardim Nova Suíça, Glebas São Geraldo, Santa Fé, Santana, Chácaras Veneza, Pau Queimado, Água Bonita, Chácara Canaã, Convívio Santa Tereza, Residencial Paineiras, Conjunto Habitacional Cantagalo e bairros próximos. O investimento total da obra é

A nova adutora está orçada em R$ 3,5 milhões. A nova adutora será concluída em duas etapas. Na primeira, serão aproximadamente 2,4 km de rede com início próximo ao reservatório da Paulicéia, na rua Marilice da Silva Pinto com a avenida Raposo Tavares e seguirá até a rua Garças. Na segunda, serão mais 2,3 km de rede, que segue da rua Pedro Habechiam até o reservatório de água do Kobayat Líbano, localizado à rua Frei Francisco Antonio Perin. 

-Perdas Físicas de Água: está em andamento o processo licitatório do Plano de Combate às Perdas Físicas de Água – Macro Setores I e II, onde está incluída toda a região da Paulicéia. O plano que prevê principalmente a setorização, o controle automático das pressões e vazões nas redes de abastecimento deverá eliminar mais de 50% do que é perdido hoje, aumentará a eficiência no atendimento aos vazamentos e, principalmente, aumentará consideravelmente a disponibilidade de água para a população, água que hoje é perdida. No total, serão investidos R$ 9,7 milhões, oriundos da cobrança pelo uso dos recursos hídricos dos rios de domínio da União (Cobrança Federal PCJ), e 30% de contrapartida da autarquia.

- Projeto Piloto: aplicado na região de maior perda na cidade de Piracicaba, região do bairro Boa Esperança, já mostra resultados positivos, como:

o    Redução do número de vazamentos, de uma média de 70 por mês para 19 vazamentos no mês de fevereiro, o primeiro mês após a conclusão dos trabalhos.

o    Redução da média das perdas físicas para 29,15% (média da cidade 50,2%), bem próximo da meta de 25%, que deverá ser atingida nos próximos meses.

Essas ações fazem parte do Plano Diretor de Perdas Físicas do Semae - Serviço Municipal de Água e Esgoto. A adutora do Kobayat Líbano é o resultado de estudos elaborados pela equipe técnica do Semae e é realizada com recursos e mão de obra próprios da autarquia.

 

08/04/16 16h00 - DEBORA TEIXEIRA OLIVEIRA