Semae abre licitação para obra de combate às perdas na região de Santa Terezinha, Boa Esperança e Ca

Está aberta licitação para a implantação do Plano Diretor de Combates às Pedras Físicas de água no “Setorização e Controle de Pressão” Macro Setor 1, que compreende a região Boa Esperança, Santa Terezinha e Capim Fino. O valor total do investimento é de R$ 4.872.471,29.

Para participarem da licitação, modalidade concorrência, as empresas especializadas devem entregar os envelopes até às 8h30 do dia 25 de fevereiro de 2016, pois a abertura dos envelopes deverá ocorrer às 9 horas.

A viabilização da obra ocorreu por meio de verba da cobrança federal pelo uso da água, por meio da Agência PCJ, o investimento é de R$ 3.751.315,64, com 30% de contrapartida da autarquia.

Para a realização do projeto, a cidade foi dividida em 23 setores de abastecimento. Os projetos “Setorização e Controle de Pressão” estão divididos em dois macros setores, o primeiro abrange a região Boa Esperança, Santa Terezinha e Capim Fino. Já o segundo macro setor compreende a região da Paulicéia, Jaraguá e Campestre.

“Pretendemos, com essa iniciativa, reduzir as perdas hídricas no município. Ação fundamental principalmente nesta fase em que o país ainda sofre com a falta de água. Nossa meta é enquadrar a cidade gradativamente, com os recursos disponíveis, nos parâmetros internacionais de perda”, explicou o prefeito Gabriel Ferrato.

“O resultado mais importante foi à determinação do Índice de Perdas, que será reduzido substancialmente com a execução das obras de implantação plena do plano, considerada prioridade pela administração, pois, trará muitos benefícios aos consumidores, reduzirá o desperdício de água, melhorará o abastecimento da cidade, diminuirá os custos de produção e a necessidade de investimentos em curto prazo na ampliação do sistema de produção e distribuição de água”, declarou Vlamir Schiavuzzo, presidente do Semae.

De acordo com Schiavuzzo, essas ações estão previstas no diagnóstico realizado na revisão do Plano Diretor de Combate às Perdas, elaborado em 2013/2014, que tem como finalidade reduzir as perdas de água do sistema.

“Após a conclusão destes dois projetos, e a conclusão da primeira etapa do plano, também realizado no bairro Boa Esperança - região de maior índice de vazamentos - a redução estima-se 40% do total da cidade”, explicou Schiavuzzo.

De acordo com o engenheiro de saneamento do Semae, Pedro Caes, o trabalho consiste em prolongamento e interligação de redes, instalação de válvulas redutoras de pressão, instalação de medidores de pressão, pontos de medição de pressão e de uma central de monitoramento. “A diminuição da pressão nas redes de abastecimento, o controle dessa pressão dentro dos setores, diminuirá o número de vazamentos e assim diminuirá significativamente o volume de água perdido”, explicou Caes.

04/02/16 16h41 - DEBORA TEIXEIRA OLIVEIRA