Agência PCJ aprova mais dois projetos de combate às perdas

Outros dois projetos já foram licitados; com investimento de cerca de R$18 milhões, percentual do Plano de Combate às Perdas deve atingir 90%

O prefeito Gabriel Ferrato anunciou hoje, dia 09, em coletiva de imprensa a aprovação da Agência PCJ de mais dois projetos de combate às perdas físicas de água no município. Os projetos foram encaminhados pelo Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) para obtenção de financiamento oriundo da cobrança pelo uso dos recursos hídricos dos rios de domínio da União (Cobrança Federal PCJ), e agora seguem para deliberação da plenária do Comitê PCJ.

Ferrato explicou os índices de perdas no sistema e destacou a importância da conclusão dos projetos. “É um avanço muito grande, já que o Plano Diretor de combate às perdas físicas estava previsto para 20 anos e vamos realizar em quatro. Isso vai impactar na diminuição de custos da autarquia. Com a diminuição do índice de perdas, estaremos muito próximos do índice ideal”, disse.

Os projetos de empreendimentos referentes à implantação do Plano Diretor de Combate às Perdas de Água de são do Macro Setor 3, orçado em R$ 5.829,025.52, e Macro Setor 4, orçado em R$ 5.727.410,91, ambos com contrapartida de 23% da autarquia. Juntos  beneficiarão aproximadamente 200 bairros. Outros dois empreendimentos, Macro Setor 1 e Macro Setor 2, com contrato por meio da Agência PCJ, já foram licitados e estão em fase de assinatura de contrato com a empresa vencedora, BBL Engenharia Construção e Comércio Ltda., no valor total de R$ 6.908.681,00. O Macro 1 abrange a região Boa Esperança, Santa Teresinha e Capim Fino. Já o Macro 2 compreende a região da Paulicéia, Jaraguá e Campestre.

Essas ações estão previstas no diagnóstico realizado na revisão do Plano Diretor de Combate às Perdas, elaborado em 2013/2014. Sua finalidade é reduzir as perdas de água do sistema, chegando ao índice de 25%, o que equivale a uma economia diária de mais de 18 milhões de litros. O prazo para a execução dos quatro projetos é de quatro anos. Ao final, o percentual concluído do Plano de Combate às Perdas chegará a 90%.

Pedro Caes, engenheiro de saneamento do Semae mostrou os resultados satisfatórios dos trabalhos realizados na região do Boa Esperança com a queda no índice de perdas e também como será o trabalho realizado nos quatros projetos. “O trabalho consiste em prolongamento e interligação de redes, instalação de válvulas redutoras de pressão, instalação de medidores de pressão, pontos de medição de pressão e de uma central de monitoramento. O controle dessa pressão dentro dos setores, diminuirá o número de vazamentos, o volume de água perdida e melhora no abastecimento. Por outro lado, a medição fornecerá dados precisos e completos, e os vazamentos serão identificados com rapidez, permitindo seu isolamento e manutenção em curto espaço de tempo. A implantação dos projetos levará à diminuição das perdas e fornecerá dados mais precisos para o controle eficaz dos volumes perdidos”, esclareceu Caes.

Débora Laranjeira Mtb 54.185

09/06/16 17h06 - DEBORA TEIXEIRA OLIVEIRA