Piracicaba recebe prêmio por destaque nacional em saneamento

O prefeito Barjas Negri recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio pela conquista do município no primeiro lugar no Ranking Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) da Universalização do Saneamento 2018, na categoria Rumo à Universalização. A entrega aconteceu na manhã do dia 28/03, durante o II Simpósio Ranking ABES da Universalização do Saneamento, em São Paulo. Em seu discurso, Barjas destacou a importância do prêmio e falou sobre o modelo de gerenciamento de recursos hídricos seguido pelo PCJ (Comitês das Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), o qual preside.

Prefeitos dos municípios premiados participaram do  II Simpósio Ranking ABES da Universalização do Saneamento, em São Paulo

No ranking, divulgado em junho de 2018, com dados de 2017, Piracicaba obteve nota máxima – 500 pontos - por ter alcançado 100% da população em todos os serviços de saneamento básico. Os serviços são abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, coleta de resíduos sólidos e percentual de resíduos sólidos destinados adequadamente. Foram avaliados 1.894 municípios do Brasil, 88% deles de pequeno e médio porte. Deste número, somente 80 municípios atingiram a categoria Rumo à Universalização.

Em seu discurso, o prefeito cumprimentou a Abes pela criação do prêmio, que, de acordo com ele, incentiva as Prefeituras a olhar de forma especial para a questão do saneamento básico. “Para Piracicaba é uma honra receber pela segunda vez o prêmio. Além de prefeito de Piracicaba, cidade que tem mais de 400 mil habitantes, também sou presidente da PCJ (Comitês das Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí). Nossa Bacia tem tradição de mais de 20 anos na luta pelo saneamento. Temos um plano, que é atualizado, e que estabelece metas para os municípios cumprirem. Todos os prefeitos procuram melhorar os indicadores e, na bacia, temos 70% do esgoto coletado, tratado”, disse.

Piracicaba recebeu o prêmio da Abes pelo segundo ano consecutivo

Barjas lembrou, porém, que Piracicaba é a última cidade da bacia e ainda sofre as consequências quando há descaso dos municípios acima. “Mesmo assim, desde 2013, alcançamos 100% de tratamento do esgoto coletado. Continuamos pressionando para que todos façam o tratamento porque, mesmo tendo um rio que atravessa a cidade, somos obrigado a buscar água no rio Corumbataí. Tratando o esgoto, estamos tratando rios, ribeirões e trabalhando para a sustentabilidade de nossa cidade”, finalizou.

O próximo ranking, com dados de 2018, será divulgado no mês de junho, de acordo com a assessoria de imprensa da Abes.

Autor: Texto: Eleni Destro Fotos: Felipe Ferreira/CCS e Divulgação/Abes

29/03/19 15h40 - DEBORA TEIXEIRA OLIVEIRA