accessible
Notícias


Piracicaba sobe 8 posições no ranking de saneamento do Trata Brasil

Piracicaba subiu oito posições no Ranking de Saneamento 2019, realizado pelo Instituto Trata Brasil que foi divulgado ontem, terça-feira, 23. O município ocupava o 16º no Ranking de 2018, e saltou para 8º lugar em 2019, das 100 maiores cidades brasileiras com a melhor qualidade de serviço de saneamento oferecido à população.

Para a realização do estudo, o Instituto Trata Brasil se baseia nos dados de 2017 do Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento (SNIS), o sistema é da Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional. As informações compiladas pelo SNIS possuem dois anos de defasagem, de maneira que os dados utilizados neste documento são referentes ao ano de 2017.

            Entre as variáveis estudadas estão população, fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, investimentos e perdas de água. O Semae recebeu nota máxima de muitos dos indicadores, como atendimento de água, atendimento de esgoto, esgoto tratado por água consumida, novas ligações de água e novas ligações de esgoto. Das sete cidades melhores colocadas à frente do Semae, apenas duas contam com atendimento total de água, Santos (SP) e Vitória da Conquista (BA), já em atendimento total de esgoto, Piracicaba lidera com 100%.

            Este é o segundo Ranking Nacional de Saneamento divulgado em 2019, o primeiro foi elaborado e divulgado pela ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, no qual Piracicaba ocupa o 1º lugar, pelo terceiro ano consecutivo, porém, os estudos avaliam diferentes indicadores.

            “É com muita satisfação que recebemos mais esta boa notícia. O Semae está no caminho certo da universalização, todo o mérito se deve aos nossos servidores e parceiros que não poupam esforços na execução das suas funções”, declarou José Rubens Françoso, presidente da autarquia.

            O Semae continua investindo a fim de melhorar os serviços, recentemente assinou contrato com para realização de projetos que garantem a instalação de mais 9,9 km de adutoras. Em paralelo, está em andamento a implantação da adutora Unileste/Dois Córregos, com 2,6 km de extensão, que beneficiará mais de 23 mil moradores e investimento cerca de R$ 2,8 mi. Outra importante obra para a cidade, será a construção de um novo reservatório elevado d´água, com capacidade de 6 milhões de litros, a empresa Proesplan Engenharia foi a vencedora da licitação para contratação dos projetos das adutoras e caixa d’água, como recursos da autarquia de 2019 e 2020.

            Além disso, o Semae mantém o Plano de Combate às Perdas de Água com os Macros Setores 1,2,3,4, 5 e 6 que tem como finalidade reduzir as perdas de água no sistema, bem como, prossegue com a urbanização das comunidades Portelinha, Frederico e Pantanal, que devem receber diversas melhorias, entre elas a regularização de redes de esgoto, água encanada e energia elétrica. Vale ressaltar que as ações do Plano Diretor de Perdas Hídricas e Comerciais, foram iniciadas em 2012 pelo Semae e Águas do Mirante, que executou a atualização do parque de hidrômetros, conforme previsto no contrato da Parceria Público-Privada (PPP). 

24/07/19 17h04 - DEBORA TEIXEIRA OLIVEIRA