accessible
Notícias


Servidores do Semae participam de treinamento de espaço confinado

O Semae realizou nos dias 20 a 23 de fevereiro, treinamento em espaço confinado com os servidores da autarquia. A iniciativa foi do SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho e foi ministrado pelo Grupo Diretiva Segurança do Trabalho. Contou com a participação de aproximadamente 60 servidores pertencentes a Divisão de Manutenção Eletro Mecânica, Desinfecção Sanitária, Pitometria, e Estação de Tratamento de Água Luiz de Queiroz e Capim Fino.

O objetivo foi de estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaço confinado e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços, bem como, atender a Norma Regulamentadora 33 – NR33, para os trabalhadores que executam atividades nestes locais.

“Espaço confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para a ocupação humana contínua, possui meios limitados de entrada e saída, a ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio”, explicou Claudemir de Moraes, técnico em Segurança do Trabalho do Semae.

Moraes completa. “No Semae, são considerados como espaço confinado, os reservatórios, elevados enterrados e semienterrados, assim como, locais de registros e bombas em caixas com tampas com abertura de entrada de difícil deslocamento, onde o trabalhador necessite de entrar para manutenções diversas, limpeza e desinfecção ou para inspeção”.

A ação se trata de reciclagem dos servidores que já foram treinados. No total, foram oito horas de treinamento para cada equipe. As equipes foram formadas por vigias, e supervisores de espaço confinado.

24/02/17 16h00 - DEBORA TEIXEIRA OLIVEIRA