Entrega de obra e ciclo de palestras integram a Semana da Água desta sexta, 24

O penúltimo dia de comemorações da Semana da Água “Valorize o que é indispensável para sua vida” realizada pela Prefeitura, Semae e Águas do Mirante foi marcado pela entrega da ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Capim Fino, realizada pela manhã, e também ciclo de palestras na parte da tarde.

A entrega da ampliação da ETE Capim Fino, contou om a presença do prefeito municipal Barjas Negri, do presidente do Semae José Rubens Françoso, do presidente da Águas do Mirante Fernando Humphreys, do procurador- geral do município Milton Sérgio Bissoli, dos vereadores Lair Braga, Dirceu Alves, Wagner Oliveira e Nancy Thame, imprensa e demais convidados.

“ Estamos aqui para entregar mais uma obra, concluímos mais uma etapa de compromisso com o futuro, poucas pessoas vão ver, mas tem um cunho social muito importante. Fazemos isso é para proteger os nossos mananciais. Piracicaba vem dando exemplo para São Paulo e Brasil, somos destaque nacional. Como os nossos indicadores, entramos no radar dos grandes investidores. Piracicaba está na vanguarda”, declarou o prefeito.

ETE Capim Fino

A ETE Capim Fino foi viabilizada por meio da Parceria Público-Privada, entre o Semae e empresa Águas do Mirante, a obra foi executada em no período de sete meses (maio a dezembro de 2016), com o investimento na ordem de R$ 7,7 milhões  e compreende a construção de dois módulos de reatores UBOX (Reatores integrados verticalizados - Tratamento Anaeróbio e Aeróbio, com sistema de captação de gás, e sistema de clarificação do efluente), além de uma câmara de contato para passagem do efluente tratado.

Antes das obras a unidade operacional localizada na rodovia Deputado Laércio Corte, tinha a capacidade para tratar 22,5 litros de esgoto por segundo, atendendo a 10 mil habitantes. Após a conclusão do projeto o tratamento passa a ser de 80 litros por segundo, que beneficiam diretamente a 30 mil habitantes, das regiões Santa Rosa, Capim fino, o complexo automotivo da Hyundai e o Parque Tecnológico.

“Este é mais um importante avanço que Piracicaba dá, no setor de saneamento básico, a fim de garantir a melhoria da qualidade de vida, não só da população atual como das gerações futuras”, afirma o presidente da Águas do Mirante, Fernando Humphreys.

“Esta obra é mais uma conquista para Piracicaba, resultado da Parceria Público-Privada. Piracicaba já é destaque nacional em saneamento, isso significa uma cidade mais saudável preocupada com o meio ambiente”, declarou José Rubens Françoso, presidente do Semae.

Ciclo de Palestras

As palestras aconteceram na tarde de hoje, 24, no Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas, Fundições e Similares de Piracicaba e Região (Simespi), contou a com a presença do presidente do Semae José Rubens Françoso, do presidente da Águas do Mirante Fernando Humphreys, do secretário de administração Erotides Gil, do vereador José Aparecido Longato e convidados.

A palestras foram: “A captação e a distribuição da água em Piracicaba” abordando o sistema de tratamento da água e o caminho que ela percorre desde o rio até as torneiras, foi ministrado pela engenheira ambiental do Semae, Elaine Contiero Ribeiro. Em seguida aconteceu a palestra “Os avanços nas perdas de água em Piracicaba”, que mostrou os índices, os resultados e o processo do Plano Diretor de Combate às Perdas que está em andamento pela autarquia, foi ministrada pelos engenheiros do Semae Pedro Caes e Sandro Camossi. Por fim, Fábio Arruda, engenheiro da Águas do Mirante ministrou a palestra “A coleta e tratamento de esgoto em Piracicaba”, em sua apresentação contou sobre o funcionamento das estações de tratamento de esgoto, quais os benefícios do esgoto tratado, bem como os investimentos realizados por meio da PPP.

Os eventos integram a programação da Semana da Água, que encerra as ações de comemoração amanhã, dia 25, com o 23º Arrastão Ecológico, às 8h30, no Largo do Pescadores - Parque da Rua do Porto.

24/03/17 17h35 - DEBORA TEIXEIRA OLIVEIRA