Com rede de esgoto, comunidade Frederico começa a ser urbanizada

Aproximadamente 80 famílias serão beneficiadas com as melhorias

A Prefeitura de Piracicaba, por meio do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), iniciou hoje a implantação da rede de esgoto na comunidade Frederico. Posteriormente, serão realizadas as interligações na rede de água. As obras acontecem próximo à rua Pinheiros e seguem até a rua Manacás. Esta semana, o Semae também realizou o levantamento topográfico para urbanização do local. A primeira etapa consiste em implantar 360 metros de rede de esgoto, que vão beneficiar aproximadamente 80 famílias. Na semana passada, teve início a urbanização de outra comunidade, a Portelinha.

“Fazer um trabalho público de urbanização dos núcleos habitacionais precários, conhecido como favelas, é muito importante para melhorar as condições de vida dessa população e muito importante para a saúde pública. Então o grosso dos investimentos é abastecimento de água e coleta de esgoto, isso já melhora muito as condições de habitação dessas famílias. Na nossa primeira gestão, nós urbanizamos 23 núcleos e neste momento vamos urbanizar mais núcleos”, declarou o prefeito Barjas Negri.

Além do prefeito, o presidente da Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba), João Manoel do Santos, e os vereadores José Aparecido Longatto e Dirceu Alves e técnicos da empresa Águas do Mirante, concessionária responsável pelo esgotamento sanitário no município, acompanharam o início dos trabalhos hoje.

Após Frederico e Portelinha, as comunidades Três Porquinhos (Novo Horizonte), Caiubi (Kobayat Líbano) e Parque dos Sabiás irão receber as melhorias.

FORÇA-TAREFA - No início do ano, o prefeito Barjas Negri, como primeira medida do novo governo, organizou uma força-tarefa em quatro comunidades na cidade: Portelinha, Pantanal, Caiubi e Frederico, com aplicação de lajão britado em ruas e vielas, e outras ações pontuais como limpeza e recolhimento de entulho. Na Portelinha foi executada também uma passagem, em tubos, para facilitar o trânsito de pedestres. À época, Barjas destacou que a preocupação era garantir a segurança dos moradores nas favelas com a chegada das chuvas.

Já no mês de março, sabendo dessas ações nas favelas, o prefeito encaminhou à Câmara de Vereadores projeto de lei que transfere R$ 750 mil ao Semae, recursos que serão utilizados em projetos de abastecimento d´água. Como justificativa, o prefeito citou a assinatura do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público, que prevê a urbanização de quatro favelas, em 5 anos, com investimento anual de R$ 1 milhão nas obras em geral. Por isso, os recursos repassados servirão para obras de instalação das redes de água, responsabilidade do Semae.

URBANIZAÇÕES - Em 2005, a Prefeitura de Piracicaba implantou um programa de urbanização de favelas, melhorando a vida e dando dignidade a mais de 3.000 famílias. O prefeito Barjas Negri recorda que existia um problema, que precisava ser enfrentado. Houve um esforço para viabilizar as ações nas favelas junto ao Ministério das Cidades – CEF, Secretaria da Habitação do Estado de São Paulo e CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano.

A Prefeitura envolveu as suas secretarias municipais, incluindo o Semae, e mais a CPFL. Todos contribuíram para a execução de serviços. O resultado foi uma soma de esforços e de recursos para executar e concluir a urbanização de 23 favelas, onde moram 3.356 famílias.

Esses locais foram transformados em verdadeiros bairros, com infraestrutura urbana completa – galerias de águas pluviais, guias e sarjetas, pavimentação asfáltica, rede de água e de coleta de esgoto, energia elétrica e iluminação pública.

28/04/17 16h12 - DEBORA TEIXEIRA OLIVEIRA