Presidente do Semae visita Sanasa, em Campinas

Equipe conheceu a sede da empresa e a Estação de Tratamento de Esgoto EPAR - Capivari II

O presidente do Semae, Mauricio André Marques de Oliveira, e equipe visitaram a sede e Estação de Tratamento de Esgoto EPAR - Capivari II da Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A), em Campinas. Participaram da visita Elaine Contiero Ribeiro, diretora do Departamento de Tratamento de Água, Gabriel Augusto Miranda, chefe de Divisão de Operação, Renato Natalio Cardoso, assessor técnico, Maria Ponte, tecnóloga em Saneamento do Semae.

Rovério Pagotto Jr., gerente de Planejamento e Projetos da Sanasa, apresentou aos visitantes a Sala de Situação, ambiente que conta com 12 televisores que apresentam informações consolidadas de diversas áreas em tempo real, com a finalidade de informar os níveis dos reservatórios, redes de hidrantes, cadastros de redes, controle de perdas comerciais, válvulas redutoras de pressão, empreendimentos, indicadores de produção, distribuição e perdas físicas, ordens de serviço, bem como rompimento de redes e adutoras.

A equipe também teve a oportunidade de conhecer a Central de Controle e Operação (CCO), que controla os mais de 30 reservatórios de Campinas. A equipe também conheceu a EPAR-Capivari II, a 1ª Estação Produtora de Água de Reúso que a Sanasa opera desde 2012, onde o processo de tratamento do esgoto é realizado por meio das membranas ultrafiltrantes. Com isso, a EPAR-Capivari II fornece água de reúso com 99% de grau de pureza para diversas ações, como a manutenção de praças e jardins, abastecimento do Corpo de Bombeiros, que utiliza água de reúso em todas as suas atividades.

"Tivemos um dia muito produtivo. A oportunidade de conhecer novos procedimentos de uma empresa de referência internacional, seus métodos de tratamento e operação é muito enriquecedora, pois um dos objetivos da gestão do prefeito Luciano Almeida, além da melhorar a tecnologia dos processos, também é atingir a excelência na prestação dos serviços. A visita à Sanasa agregou muito conhecimento, pois, nos proporcionou ampliar os horizontes e enxergar onde podemos melhorar, a fim de tornar o Semae também em referência internacional", declarou Maurício André Marques de Oliveira, presidente do Semae.

EMPRESA - A Sanasa Campinas foi criada em 28 de agosto de 1974. empresa é reconhecida internacionalmente pela excelência dos seus serviços. Em 2015 a diretoria executiva da Sanasa foi recebida na ONU, em Nova York, para uma visita por ter sido integrada no Movimento pela Redução de Perdas de Água na Distribuição. A Sanasa Campinas é referência, tendo um índice de perdas de 19,2%, um dos menores do país para cidade acima de 500 mil habitantes. Referência também no tratamento de esgoto, a Sanasa hoje atende a população com 96,42% de coleta e afastamento de esgoto, 89,56% de tratamento de esgoto, tem capacidade instalada de 95% e atende 99,81% da população com água potável.

24/06/21 15h42 - DEBORA TEIXEIRA OLIVEIRA