Semae capacita servidores para atender nova portaria de potabilidade da água

Portaria dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano

A fim de atender as exigências da nova portaria de potabilidade da água, o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), realizou na terça, 6/07, encontro técnico de capacitação dos servidores no auditório do Museu da Água. O presidente da autarquia, Maurício André Marques de Oliveira, iniciou o evento explicando a importância do encontro. "É necessário nosso cuidado excessivo para se adequar e atender as novas determinações da Portaria. A água é o nosso bem mais precioso e temos o dever de manter a qualidade da água entregue aos munícipes. Isso é qualidade de vida", enfatizou Oliveira.

A nova Portaria nº 888 de 04/05/2021, do Ministério da Saúde, dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, bem como, sistemas de abastecimento de água, soluções alternativas de abastecimento coletivo e individual, redes de distribuição, ligações, instalações hidráulicas, intermitências no fornecimento de água, plano de amostragem, carro-pipa, monitoramentos, entre outros.

Participaram do evento aproximadamente 20 servidores de diversos departamentos. A palestra foi ministrada pelo biólogo do Semae, Ivan Canale, que participou da revisão da Portaria do Ministério da Saúde, por meio da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento), representando a autarquia.

"A capacitação dos servidores das diversas áreas do Semae se faz necessária, pois é preciso estarmos alinhados para colocar em prática as novas determinações, tanto na questão de investimentos em produtos químicos, melhorias nas instalações, assim como na área operacional", declarou Elaine Contiero Ribeiro, diretora do Departamento de Tratamento da Água.

A capacitação seguiu todos os protocolos de saúde e combate à propagação da Covid-19. A nova Portaria pode ser acessada na íntegra pelo link: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-gm/ms-n-888-de-4-de-maio-de-2021-318461562

08/07/21 11h47 - DEBORA TEIXEIRA OLIVEIRA