accessible
Notícias


Semae realiza parceria com a Esalq para atividades educacionais no Museu da Água

Ações voltadas aos recursos hídricos, direcionadas a alunos do ensino fundamental das redes pública e privada, devem começar em dezembro como testes para o ano letivo de 2023

 

O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) realizou parceria com a Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), por meio do Gepura (Grupo de Estudos e Práticas para o Uso Racional da Água), com o objetivo de desenvolver atividades educacionais no Museu da Água, direcionada aos alunos do ensino fundamental das redes pública e privada com dinâmicas voltadas ao tema recursos hídricos. 

As atividades devem iniciar em dezembro, porém, em fase de teste, para o ano letivo de 2023. As dinâmicas são adaptadas para diferentes faixas etárias e são desenvolvidas de forma participativa, promovendo a sensibilização em relação à importância da água. 

Plínio Barbosa de Camargo, professor da Esalq e coordenador do projeto, explica a dinâmica da proposta. “Em um contexto de crise hídrica, se faz necessário mais ainda, a aplicação de atividades educacionais e reflexivas acerca do uso racional da água com a comunidade. Deve-se criar meios de contextualização, favorecendo o entendimento das problemáticas ambientais acerca do tema, como meio de estimular o senso crítico dos cidadãos. Assim, a aplicação de atividades sobre a temática água com alunos de escolas públicas de Piracicaba busca, além de conectar o ambiente universitário à comunidade piracicabana, ajuizar valores de consumo para a preservação e gestão sustentável dos recursos hídricos”.  

O Gepura é um projeto de extensão universitária da Esalq, em conjunto com o Cena (Centro de Energia Nuclear da Agricultura) da USP (Universidade de São Paulo). 

Para os interessados em participar do projeto, é necessário agendamento direto no Gepura, por e-mail: gepura@gmail.com  

 

01/12/22 15h30 - DEBORA TEIXEIRA OLIVEIRA