accessible
Notícias


Câmara aprova financiamentos para Semae e Semob

Recursos serão usados em saneamento, abastecimento e diminuição de perdas d´água e iluminação pública

 

 A Câmara Municipal aprovou na terça-feira, 20/12, dois PL (Projetos de Lei) que autorizam o município a realizar empréstimos para o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) e para a Secretaria Municipal de Obras (Semob)

O Projeto de Lei 187/22 permite a realização do empréstimo com a Desenvolve SP - Agência de Fomento do Estado de São Paulo, de até R$ 50 milhões para o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) e para a Semob (Secretaria Municipal de Obras). Do total, metade será destinada à Semob para iluminação pública, e a outra metade será destinada ao Semae para a execução de obras de saneamento básico, implantação de setorização e reabilitação da infraestrutura das redes e ligações de água, tendo em vista que o sistema de abastecimento de água conta com muitas redes antigas e mal dimensionadas.  

?As redes que estão parcialmente obstruídas e com constantes vazamentos nos últimos anos elevam o custo de operação e manutenção do sistema de abastecimento, onerando a prestação de serviço da autarquia e, consequentemente, influenciando negativamente no atendimento da população piracicabana. A prioridade é realizar a troca das redes onde foi identificado um maior número de casos de manutenção por vazamentos, além de problemas de baixa pressão. Com a execução dessas obras, a previsão é que haja uma diminuição relevante em relação às perdas físicas existentes hoje e melhore também o custo que há em execução de manutenção corretiva?, explicou Maurício André Marques de Oliveira, presidente do Semae.  

O presidente destacou a realidade da autarquia. ?Foram anos sem investir em algo que deve ser contínuo. A troca das redes deve acontecer todo ano, substituindo no mínimo 0,5 a 1% ao ano, aproximadamente 10 a 20 km/ano. Hoje temos uma rede sucateada, com vários tubos de cimento amianto, Defofo, ferro galvanizado, levando o saneamento ao caos que estávamos ano passado. Evitaram o aumento da tarifa, mas com isto, deixaram uma autarquia sem caixa para realizar as manutenções necessárias. Estamos trabalhando com inteligência e pouco dinheiro, mas com grandes resultados, dentro de nossas possibilidades. Entregaremos um Semae muito melhor do que recebemos, dando ao cidadão o serviço que deve ser dado, com muito respeito e dedicação?, finalizou Oliveira.  

O segundo Projeto de Lei aprovado foi o 242/22, que permite operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal, no âmbito do Programa Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), no valor de R$ 23 milhões, será destinado para melhorias na infraestrutura do sistema de captação, tratamento e abastecimento de água do Semae.  

Segundo Elaine Contiero Ribeiro, diretora das estações de tratamento de água do Sema, na década de 1980 optou-se por captar águas de seu afluente - rio Corumbataí, com a construção das estações de captação Corumbataí e tratamento de água Capim Fino, responsáveis atualmente pelo tratamento de 80% da água consumida no município. ?Os sistemas de captação, tratamento e consequentemente distribuição de água contam com unidades antigas, ou em processo de modernização. Além da questão qualitativa, há que se tratar da necessidade contínua do aumento quantitativo pela demanda de água, dado a dinâmica natural do aumento populacional do município?, esclareceu a diretora. 

Ainda de acordo com a autarquia, Piracicaba tem uma população com aproximadamente 410 mil habitantes, sendo 100% dos munícipes atendidos com água tratada, porém, com episódios de intermitência e um aspecto que causa preocupação é o crescimento do consumo de água devido a novos loteamentos/condomínios. Além disso, a degradação ambiental dos cursos d'água e as perdas de água são os fatores que mais comprometem o setor de saneamento. 

Visualização da imagem

 

28/12/22 10h50 - JOSÉ EDUARDO PEREIRA CEZARIO