Abertura da programação especial do Mês da Água com mesa redonda no Museu da Água

Evento, que abordou o tema gestão das águas, contou com a participação do prefeito, presidente do Semae e secretários

A Prefeitura de Piracicaba, em parceria com diversas instituições locais e regionais, realizou na última sexta-feira, 03/03, no auditório do Museu da Água, o evento de abertura do Mês da Água, com mesa redonda sobre o tema Ações locais e regionais para a gestão das águas. Estiveram presentes o prefeito Luciano Almeida, o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Alex Salvaia, a secretária de Agricultura, Nancy Thame, e o presidente do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), Artur Costa Santos, além do vereador Josef Borges, representando a Câmara Municipal.

?Quando falamos sobre água, temos que pensar em várias coisas, mas, principalmente, em produção, reservação e qualidade, que são fatores fundamentais. E o poder público tem buscado atuar e garantir a produção e o tratamento, e a preservar as nascentes, lençóis e a capacidade de volume dos rios. Na qualidade, que talvez seja o nosso maior desafio, temos enfrentado um problema com a captação porque a qualidade da água que captamos dos rios é baixa. No caso da reservação, temos trabalhado na questão do combate às perdas, que também é um desafio. Por isso, pretendemos contratar o Plano Diretor de Saneamento do Município, e, partir disso, desenvolver um projeto a longo prazo para poder resolver a questão das perdas e para a melhoria da qualidade. Também estamos discutindo a viabilidade da construção da barragem em eixo do rio Corumbataí e, talvez, mais uma pequena Barragem dentro do município, como garantia de água para os próximos anos?, disse Luciano Almeida.

Salvaia, titular da Simap, salientou ainda sobre a relevância da mudança de comportamento na questão da preservação. ?Nós temos tido uma preocupação diferente, uma visão de planejamento para recuperação da qualidade da água. Também temos visto uma mudança de comportamento, as pessoas têm passado a se preocupar mais, têm entendido a importância de se preservar os recursos naturais. Então, é muito importante essa discussão?.

Nancy destacou a atuação do poder público em parceria com instituições em prol da produção de água no município. ?Temos buscado apoio para várias ações novas. Quando abordamos água, temos de pensar em resíduo, saneamento, reflorestamento e uma série de outros fatores. Temos alguns projetos exitosos, como o trabalho que buscamos fazer no contexto dos produtores de água, mas ainda precisamos crescer. Em um momento como esse, o trabalho conjunto entre Prefeitura e instituições é a grande soma que vai nos colocar no caminho para atingir nossos objetivos?.

O presidente do Semae ainda acrescentou que o Mês da Água possa idealizar novas perspectivas. ?Espero que reflexões e diretrizes saiam do trabalho a ser executado nesse período?.

MESA REDONDA ? A mesa redonda foi composta pela secretária Nancy Thame, e a engenheira agrônoma da Sema, Evelise Moda, que abordaram as potencialidades e desafios do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA); Phâmela Amaral, assistente social do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), apresentou as ações integradas de cidadania realizadas pela autarquia; Gabriel Bertolo, analista de responsabilidade social da Águas do Mirante, que falou sobre Esgotamento Sanitário: Responsabilidade Social e Cidadania; e a gerente técnica do Consórcio PCJ, Andréa Borges, que discutiu sobre a contribuição da educação ambiental na gestão das águas. A mediação da atividade foi feita por Bruno Fernandes, educador ambiental do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba (NEA/Simap).

Phâmela destacou que a realização de um evento como este é de muita relevância para a população e para os participantes. ?Isso porque promoveu a troca de informações, educação e principalmente levou a conscientização sobre a conservação e proteção da água. A discussão com essa temática possibilita uma reflexão sobre as ações que o homem tem no dia a dia e que podem afetar o consumo para as demais gerações. Pensar sobre nosso papel para que no futuro esse recurso natural não falte, é responsabilidade de todos nós?, acrescentou.

PROGRAMAÇÃO ?As instituições realizadoras do Mês da Água são Prefeitura de Piracicaba, por meio das Secretarias de Meio Ambiente (Simap), Educação (SME), Agricultura (Sema) e Cultura (Semac), Semae, Águas do Mirante, Pira 21, Piracicaba Ambiental, Esalq/USP (por meio Grupo de Estudos e Práticas para o uso racional da Água(GEPURA), USP Recicla, Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz), GMEA (Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental), Nas Nuvens Turismo, Fundação Florestal, Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), Colégio Cotip, SOS Rio Piracicaba, Pira no Plogging, Agência PCJ, Comitês PCJ e Consórcio PCJ. Todas as atividades podem ser conferidas no site do NEA: https://neasimap.wixsite.com/educacaoambiental

O Mês da Água foi desenvolvido para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado em 22/03. Com o slogan ?Acelerando mudanças: seja a mudança que você deseja ver no mundo?, a programação segue o tema escolhido pela ONU para o ano de 2023 e procura atender os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ligados a ele.

Fotos: Isabela Borghese e Semae
Texto: Camila Piacentini/CCS