accessible
Notícias


Mês da Água: Trilha das Águas reuniu 70 pessoas no Horto de Tupi

Atividade no sábado, 11/03, fez parte da programação especial do Mês da Água e do programa Vem pro Horto

Cerca de 70 pessoas participaram da ação Trilha das Águas no sábado, 11/03, realizada no Horto de Tupi pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap). O evento integrou a programação especial do Mês da Água, que foi desenvolvida para comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado em 22/03.

Divididos em dois grupos, os participantes foram conduzidos por uma trilha, durante a qual foram abordados temas como a relação entre a água e a floresta, as consequências do desmatamento para as mudanças climáticas e os eventos extremos, as bacias hidrográficas, os comitês de bacia, o ribeirão Tijuco Preto e os parâmetros de qualidade de água, além de aspectos históricos e ecológicos da unidade.

O educador ambiental da Simap, Bruno Fernandes, reforçou a importância da atividade, especialmente para as pessoas que nunca tinham participado de ações no Horto. “A ideia de colocar essa trilha enquanto atividade do calendário do Mês da Água possibilitou trazer esse importante debate para um espaço lúdico e de lazer, que são as trilhas em áreas naturais, permitindo assim uma experiência presencial sobre a nossa relação com a água e os desafios atuais que enfrentamos”.

“Foi uma satisfação vermos tantas pessoas interessadas na trilha, vivenciando o contato com a natureza e dialogando sobre esse importante tema que é a água. Durante o percurso, destacamos a importância da floresta para a conservação desse bem natural e da pesquisa científica que é realizada na unidade sobre este e outros temas”, destacou a especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais, Maria Luísa Bonazzi Palmieri.

Durante a atividade, os participantes também puderem acompanhar o caminho das águas, desde o Lago Marcelo até o ribeirão Tijuco Preto. Os integrantes do Grupo de Estudos e Práticas para o Uso Racional da Água (Gepura/Esalq/Cena-USP) realizaram coletas de água, explicaram os parâmetros que seriam analisados e encaminharão os resultados das análises aos participantes.

A estudante de gestão ambiental Bartira Elia, membro do Gepura, falou da importância da atividade: “A Trilha das Águas no Horto de Tupi foi uma das melhores oportunidades que tivemos para abordar o tema da água na educação ambiental, de forma profunda e abrangente. Acredito que conseguimos sensibilizar os participantes do evento sobre a importância desse precioso recurso e mostrar as maneiras de preservá-lo”.

Uma das participantes, Camila Oliveira, elogiou a iniciativa: “É um projeto muito necessário para conscientização ambiental da comunidade. Foi muito bom podermos ter acesso a informações tão importantes sobre a água”.

O Trilha das Águas foi um evento realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Simap, o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), a Fundação Florestal (FF), o Gepura, e o Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/Esalq-USP). Os eventos do Vem pro Horto são sempre gratuitos, abertos a toda a comunidade e realizados com o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Semuttran), Guarda Civil e Tupi Transportes.

PROGRAMAÇÃO – O Mês da Água foi desenvolvido para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado em 22/03. Com o slogan “Acelerando mudanças: seja a mudança que você deseja ver no mundo”, a programação segue o tema escolhido pela ONU para o ano de 2023 e procura atender os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ligados a ele.

As instituições realizadoras do Mês da Água são Prefeitura de Piracicaba, por meio das Secretarias de Meio Ambiente (Simap), Educação (SME), Agricultura (Sema) e Cultura (Semac), Semae, Águas do Mirante, Pira 21, Piracicaba Ambiental, Esalq/USP (por meio Grupo de Estudos e Práticas para o uso racional da Água (GEPURA), USP Recicla, Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz, GMEA (Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental), Nas Nuvens Turismo, Fundação Florestal, Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), Colégio Cotip, SOS Rio Piracicaba, Pira no Plogging, Agência PCJ, Comitês PCJ e Consórcio PCJ. Todas as atividades podem ser conferidas no site do NEA: https://neasimap.wixsite.com/educacaoambiental.

 

 

16/03/23 12h24 - JOSÉ EDUARDO PEREIRA CEZARIO