Mês da Água - Campanha Rio Vivo: Acelerando Mudanças no Rio Piracicaba acontece neste sábado, 25/03, no largo dos Pescadores

Evento encerra a programação especial em comemoração ao Mês da Água

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), em parceria com a Oscip Pira 21 - Realizando o Futuro, realiza a campanha Rio Vivo: Acelerando Mudanças no Rio Piracicaba neste sábado, 25/03, das 8h30 às 12h30,no largo dos Pescadores. A ação conta com diversas atividades educativas, como o 26º Arrastão Ecológico, exposição de maquetes, games e plantio de mudas. Todas as atividades são abertas ao público, porém, para participação no arrastão é necessário inscrição prévia (leia abaixo).

A programação foi elaborada de forma coletiva, com apoio de diversas instituições, e visa integrar a população piracicabana em atividades que fomentam a reflexão-ação. "A parceria formada para planejar a campanha é um destaque de articulação institucional, e tem como resultado uma diversidade de ações educativas que tratam sobre a importância de preservação dos nossos corpos d´água, que formam nossas bacias hidrográficas", explica Laís Ferraz de Camargo, educadora ambiental do Núcleo de Educação Ambiental da Simap.

A abertura do evento será com o 26º Arrastão Ecológico pelo rio Piracicaba, com concentração no largo a partir das 8h30 e encerramento às 11h; para participar, é necessário se inscrever no link https://forms.gle/NxAMpzDyJvsUT8ej6

O arrastão tem o objetivo de sensibilizar a população sobre o descarte inadequado de resíduos, além de promover a coleta de resíduos das margens e leito do rio.

"O Arrastão Ecológico é uma atividade fundamental para conscientizar a população sobre a necessidade da conservação do rio Piracicaba, do descarte correto do lixo urbano e rural, além de promover a educação ambiental em defesa do meio ambiente. Trata-se de um projeto alinhado aos objetivos da Agenda 2030 de Piracicaba", comenta o professor Josué Adam Lazier, secretário-executivo da Oscip Pira 21.

Das 9h às 12h, haverá exposição da maquete Impacto do Uso do Solo na Água, idealizada pelo Consórcio PCJ; Game PCJ Virtual, realizado pela Agência das Bacias PCJ; Programa Águamiga, organizado pelo Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) e apresentação sobre a Área de Proteção Ambiental (APA) Tanquã, que será ministrada pela Fundação Florestal (FF). O Programa Águamiga trará ensaios laboratoriais e explicações sobre a qualidade da água, potabilidade e a relação ao sistema de captação de água.

Outro destaque da programação é o plantio de mudas de árvores nativas, por meio do Programa Plante Vida: Nascemos juntos para viver, de idealização da Simap em parceria com os três hospitais maternidades do município (Unimed, Fornecedores de Cana e Santa Casa). O Plante Vida está em seu 16º ano e tem por objetivo plantar uma árvore para cada criança que nasce. Além disso, realiza três plantios simbólicos, que contam com a participação dos pais, sendo esse o primeiro plantio do ano. A atividade acontece no Engenho Central, do lado esquerdo da passarela Estaiada, às 10h.

As instituições parceiras da Campanha são: Semae, Pira no Plogging, Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), Colégio Cotip, Associação SOS Rio Piracicaba, Ambiental Piracicaba, Consórcio PCJ, Agência PCJ e Fundação Florestal. Patrocinam a ação: Unimed, Acipi, CJ do Brasil e Oji Papéis.

21/03/23 17h58 - JOSÉ EDUARDO PEREIRA CEZARIO