Em programação pelo Dia Mundial da Água, professores de escolas municipais visitam museu

Visita ao Museu da Água faz parte de ações realizadas pela Prefeitura em parceria com diversas instituições locais e regionais para celebrar a data comemorada hoje, 22/03

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado hoje, 22/03, 30 professores da Rede Municipal de Educação de Piracicaba participaram, entre a manhã e a tarde, de visita formativa guiada ao Museu da Água, localizado na avenida Beira Rio, às margens do rio Piracicaba. Esta atividade foi realizada por meio da parceria com o Grupo de Estudos e Práticas para o Uso Racional da Água (GEPURA / ESALQ USP) e com o apoio do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto).

Com o slogan Acelerando Mudanças: Seja a Mudança que Você Deseja Ver no Mundo, a programação segue o tema escolhido pela ONU para o ano de 2023 e procura atender os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ligados a ele.

Inaugurado em 2000, o Museu da Água de Piracicaba, além de ser um espaço que valoriza a educação ambiental, traz valores histórico-culturais importantes sobre a implantação do primeiro serviço de captação e distribuição de água encanada para o abastecimento doméstico implantado no interior do estado de São Paulo. Dentre o acervo exposto no Museu, estão várias peças que foram utilizadas no sistema de distribuição de água, como ferramentas utilizadas nas ligações de água ou em outras atividades, bem como bombas d'água, registros e tubos usados nas redes de abastecimento.

Além deste rico acervo, os educadores acompanharam ainda a exposição da maquete Impacto do Uso do Solo na Água, do Consórcio PCJ. A visita foi acompanhada pelas formadoras de Educação Ambiental da SME Kelly Mônaco Coletti e Keyla Benoti, além de servidores do espaço e alunos da ESALQ / USP.

?Proporcionar estas vivências extraclasse é muito importante para que professoras e professores possam trabalhar dentro das salas de aula os conteúdos e vivências adquiridas, bem como planejar e executar ações com base nessa experiência. Para nós é fundamental que essa rotina aconteça e que possamos fomentar a importância da educação ambiental aos nossos alunos?, destaca a formadora Kelly Mônaco Coletti.

Texto: Thiago Marquezin/SME
Fotos: Fábio Lisboa/SME e Bartira Elia/GEPURA