Campanha Rio Vivo realizou arrastão ecológico e plantio de mudas no largo dos Pescadores

Evento, que aconteceu no sábado, 25/03, encerrou a programação especial em comemoração ao Mês da Água

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), em parceria com a Oscip Pira 21, realizou no sábado, 25/03, no largo dos Pescadores, a campanha Rio Vivo: Acelerando Mudanças no Rio Piracicaba. A ação, que encerrou a programação especial em comemoração ao Mês da Água, contou com diversas atividades educativas, como o 26º Arrastão Ecológico, exposição de maquetes, games e plantio de mudas.

A programação foi elaborada de forma coletiva, com apoio de diversas instituições, objetivando integrar a população piracicabana em atividades que fomentam a reflexão-ação. O arrastão, que recolheu cerca de 600 quilos de resíduos, objetivou sensibilizar a população sobre o descarte inadequado, além de promover a coleta de resíduos das margens e leito do rio.

A Campanha Rio Vivo teve sua importância ao divulgar informações à população como a qualidade, gestão das águas e atividades educativas sobre as bacias hidrográficas. Outro ponto de relevância do papel da educação ambiental sobre a gestão de nossas águas foi a grande quantidade de resíduos coletados no 26° Arrastão Ecológico, cerca de 600 quilos em menos de duas horas. Isso demonstra a necessidade de continuar a fomentar os trabalhos educativos sobre a questão dos resíduos e gestão das águas no município”, salientou Liliane Trevisan, educadora ambiental do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Simap.

Achei uma experiência muito edificante, muito legal e me senti bem por ter ajudado”, comentou a estudante Nataly Alcantara, que participou do arrastão.

Outro destaque da programação foi o plantio de 20 mudas de árvores nativas, por meio do Programa Plante Vida: Nascemos Juntos para Viver, de idealização da Simap em parceria com os três hospitais maternidades do município (Unimed, Fornecedores de Cana e Santa Casa). Esta foi a 16ª edição, que realiza o plantio de uma árvore para cada criança que nasce; as mudas foram doadas pelo Viveiro Municipal. A atividade aconteceu no Engenho Central, próximo à passarela Estaiada. “Acho importante ações como essa porque assim podemos recuperar áreas. Uma cidade com mais árvores é uma cidade mais sustentável”, disse a dona de casa Juliane Helena Oliveira Gouveia, que plantou uma muda de jequitibá-rosa em celebração ao nascimento da filha, a pequena Maju.

Dentro da campanha, aconteceu ainda a exposição da maquete Impacto do Uso do Solo na Água, idealizada pelo Consórcio PCJ; Game PCJ Virtual, realizado pela Agência das Bacias PCJ; Programa Águamiga, organizado pelo Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) e apresentação sobre a Área de Proteção Ambiental (APA) Tanquã, ministrada pela Fundação Florestal (FF). O Programa Águamiga trouxe ensaios laboratoriais e explicações sobre a qualidade da água, potabilidade e a relação ao sistema de captação de água.

As instituições parceiras da Campanha foram: Semae, Pira no Plogging, Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), Colégio Cotip, Associação SOS Rio Piracicaba, Ambiental Piracicaba, Consórcio PCJ, Agência PCJ e Fundação Florestal. Patrocinam a ação: Unimed, Acipi, CJ do Brasil e Oji Papéis.

28/03/23 09h41 - JOSÉ EDUARDO PEREIRA CEZARIO