accessible
Notícias


Nova adutora entra em operação no bairro Monte Feliz: 20 mil pessoas beneficiadas

Semae concluiu instalação do equipamento que vai garantir abastecimento de água mais eficiente para cerca de 7.000 residências do Monte Feliz e Água Branca

O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) finalizou a instalação da nova adutora no bairro Monte Feliz, que já está em operação. Os serviços tiveram início em julho do ano passado e foram concluídos neste mês, dentro do prazo previsto. A adutora agora garante abastecimento eficiente de água no Monte Feliz e no Água Branca, beneficiando cerca de 7.000 residências e 20 mil pessoas.A adutora tem diâmetro de 300 mm, comprimento de 1.250 m e capacidade de 80 l/s.As obras contemplaram o assentamento da tubulação, a interligação na saída do booster, a interligação na frente do reservatório, a instalação da peça na saída do reservatório, junto com a tubulação que sobe o reservatório, e a interligação da tubulação que sobe para abastecer o reservatório com a tubulação da adutora.

A adutora possibilita que a água advinda da Estação Elevatória da Pauliceia supra a necessidade dos bairros, pelo reservatório existente no Monte Feliz, que tem capacidade de 600 mil litros, para otimização do sistema e regularização do abastecimento a fim de sanar eventuais problemas de falta d'água. O reservatório já possuía uma adutora, que era o único canal para abastecimento dos bairros.

?O reservatório do Monte Feliz era um reservatório considerado de sobra, o que significa que a adutora existente servia de entrada e saída de água. Então, o reservatório somente era abastecido após a rede já existente abastecer as residências. Agora, a nova adutora é utilizada como a entrada do reservatório, transformando-o em um reservatório convencional. A adutora que já existia no local é responsável somente pelo abastecimento a partir dessa nova operação. Isso ajuda a regularizar o fornecimento de água nos bairros?, explica Hyago Borges, diretor de construção civil, oficina e transporte do Semae.

A comerciante Vitória Alves dos Santos comemorou a nova adutora. ?Aos sábados e domingos, no período da tarde, faltava água no bairro. Mas agora com a adutora não aconteceu mais, não temos mais esse problema. Melhorou muito o abastecimento?, afirmou.

31/03/23 17h16 - JOSÉ EDUARDO PEREIRA CEZARIO