Vencedores do concurso de fotografia amadora para celebrar o Dia da Água são divulgados

Quatro fotos foram selecionadas; prêmio é um passeio de barco no bairro Tanquã

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), divulgou os nomes e as fotos vencedoras do concurso de fotografia amadora Águas de Piracicaba: quais rios habitam nossa cidade?, como forma de celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado em 22/03.

São os vencedores: Mariana Belizário Chirelli, com a foto Da Janela do Meu Olhar; Neli Aparecida de Campos, com a foto Gratidão; Orivelto Aparecido Ferraz, com a foto Harmonia; e Rafael Mahn Iori, com a foto Uma Noiva e Seu Véu. Os relatos podem ser conferidos na página do Instagram do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Simap (https://www.instagram.com/neasimap/).

Puderam ser inscritas fotografias de rios, ribeirões, córregos, lagos, lagoas e nascentes. O objetivo do concurso foi dar visibilidade às águas que habitam o município, sendo a fotografia um instrumento importante de registro da natureza do lugar; a foto deveria estar dentro do limite de Piracicaba, contendo título com, no máximo, cinco palavras, e um relato sobre a história do lugar, podendo ser a relação do autor da foto com ele ou a relação com o município.

?A escolha das fotos foi feita por uma comissão, com representantes da Simap, Oscip Pira 21, GMEA, Secretaria de Educação e da empresa Nas Nuvens Turismo. Para análise, utilizamos os critérios de originalidade, qualidade técnica e relato descrito. E o destaque foi justamente a possibilidade das pessoas enviarem um relato sobre a foto, trazendo um olhar mais pessoal para o registro?, explica Laís Ferraz de Camargo, educadora ambiental do Núcleo de Educação Ambiental da Simap.

Patrocinaram o concurso, por meio do Pira 21, as empresas e instituições Oji Papeis, Acipi, Unimed Piracicaba e CJ do Brasil.

PREMIAÇÃO ? Os vencedores foram premiados com um passeio guiado de barco no bairro Tanquã, realizado pela Empresa Nas Nuvens Turismo. O passeio, denominado Amanhecer no Tanquã, é gratuito e será realizado no dia 13/05, das 6h às 12h. O deslocamento até o local será fornecido pela Prefeitura de Piracicaba.

Da Janela do Meu Olhar - Mariana Belizário Chirelli

Gratidão - Neli Aparecida de Campos