Abastecimento: Prefeitura vai investir R$ 23 milhões na ampliação da ETA Capim Fino

Desde 2016 o Semae não recebia investimentos; contrato foi assinado na manhã de hoje, 10/05, entre Prefeitura e Caixa Econômica; recursos vêm por meio do Finisa e serão utilizados para ampliação da ETA Capim Fino

A Prefeitura e o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) assinaram na manhã de hoje, 10/05, contrato, via Programa Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), para custear a ampliação e otimização da Estação de Tratamento de Água Capim Fino, visando garantir melhor tratabilidade e abastecimento de água em Piracicaba. O montante chega após sete anos sem investimentos de grande porte no Semae: nos anos de 2014 e 2016 foram aplicados R$ 10,9 mi por meio do PAC (com recursos do FGTS), também na ETA Capim Fino, e R$ 19 milhões por meio do PCJ, para ações do Plano Diretor de Combate às Perdas de Água.

A assinatura foi realizada na Sala das Cidades e Estados, inaugurada hoje, na sede empresarial da Caixa em Piracicaba.

As obras na ETA Capim Fino serão divididas em três etapas de implantação. Dentre os serviços, estão previstos o término da casa de bombas, com instalações hidromecânica e elétricas; adequações do Plano de Gerenciamento de Riscos (PGR) para produtos químicos; melhorias na iluminação, adequações de infraestrutura e acessibilidade.

"Anunciamos hoje a celebração da assinatura do financiamento para terminar a ampliação da ETA Capim Fino, que é um projeto que ficou parado por muito tempo, por falta da contrapartida da Prefeitura. Então firmamos esse acordo para cumprir esse projeto e entregar a obra, que vai oferecer mais disponibilidade de água e, principalmente, cumprir a legislação ambiental no que diz respeito ao tratamento de lodo e segurança", destacou Luciano Almeida.

"Para a Caixa é uma satisfação poder participar. Na nossa missão, consta que é objetivo do banco público apoiar os municípios. Então, poder fazer parte dessa conquista tão importante para Piracicaba, nessa área de saneamento, para a Caixa é uma satisfação e uma sensação de missão cumprida", acrescentou Eliseu Fernando Prudente Moda, superintendente executivo de governos da CEF.

Também acompanharam a assinatura da minuta o presidente do Semae, Artur Costa Santos, José Roberto Mazzoldi Soriano, gerente de carteira, Celso Nucci, gerente de filial, e Ana Cristina Rigo Bazanelli, supervisora de filial, da Caixa Econômica Federal.

A contratação de crédito por meio do Finisa oferece inúmeros vantagens, entre elas menores taxas de juros e carência maior para pagamento. O repasse do aporte financeiro pela Caixa foi aprovado pela Câmara Municipal em dezembro do ano passado.

UMA ETA MAIS EFICIENTE De acordo como Semae, a ETA Capim Fino é responsável, hoje, por 80% do abastecimento de água de Piracicaba, que tem aproximadamente 410 mil habitantes, sendo 100% dos munícipes atendidos com água tratada. Entretanto, há episódios de intermitência e, por conta do crescimento do consumo de água devido a novos loteamentos/condomínios, a ampliação da estação é necessária.

A ampliação e a otimização da ETA Capim Fino, então, vão possibilitar melhor eficiência em termos de tratabilidade da água, principalmente em tempos de estiagem: será possível tratar a água e garantir sua qualidade sem reduzir a vazão.

10/05/23 19h22 - JOSÉ EDUARDO PEREIRA CEZARIO