Semae realiza limpeza e desinfecção de reservatórios de água

Em outubro, 13 reservatórios foram limpos

O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) realiza a limpeza e desinfecção dos reservatórios de acúmulo e distribuição de água de Piracicaba. No total, em 12 meses, a autarquia deve realizar o serviço em 94 reservatórios do município. O trabalho é importante para manter a qualidade da água distribuída à população. No mês de outubro, 13 reservatórios passaram pela limpeza e desinfecção.

Para realização do serviço foi contratada a empresa Excel Dedetizadora Ltda. A manutenção pode causar desabastecimento temporário de água nos bairros atendidos pelos reservatórios.

O trabalho, praxe no saneamento pelo menos uma vez ao ano, estava suspenso devido à Resolução ARES-PCJ Nº 345, de março de 2020, que recomendava a não realização de serviços que causassem interrupção do abastecimento. Agora, segundo Elaine Contiero Ribeiro, Diretora do Departamento de Tratamento de Água da autarquia, a retomada era necessária para garantir o padrão de potabilidade.

Durante a realização da atividade são usados produtos para desinfecção e também são retirados detritos que podem cair no local, conforme explica Tiago Gonçalves de Jesus, chefe de Divisão da Central de Operações do Semae.

Os reservatórios têm tamanhos, capacidades, tipo e materiais diferentes. Em outubro, já passaram pelo serviço os reservatórios da Pauliceia (são 4), Agronomia, Alpha Norte, Santana (são 2), Artemis (são 3) e Santa Olímpia (são 2).

03/11/21 09h39 - DEBORA TEIXEIRA OLIVEIRA