Estação Elevatória do Kobayat Líbano é furtada pela segunda vez em uma semana

O abastecimento da região ficou comprometido durante toda manhã

Na madrugada de hoje, 02/12, a Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT) do Kobayat Líbano, uma das unidades do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) foi invadida e furtada pela segunda vez, em uma semana. Desta vez, os criminosos invadiram a estação quebrando a janela do banheiro, danificando o sanitário, foram furtados os cabos de alimentação de energia elétrica dos motores da estação.

Foram levados cerca de 90 metros de cabo flexível de 70 mm e seis terminais de compressão de 70 mm, totalizando um prejuízo de R$ 5.800. Com isso, os bairros Novo Horizonte, São Jorge, Água das Pedras e toda a região do Nova Suíça, Volta Grande e Água Bonita tiveram o abastecimento prejudicado.

O último furto na EEAT Kobayat Líbano ocorreu na última quinta-feira, dia 24. O prejuízo foi avaliado em R$ 6.000. No sábado, dia 27, outro furto, desta vez na unidade de Tanquinho, o prejuízo foi de R$ 1.300, conforme Boletim de Ocorrência.

"É lamentável a ocorrência desses furtos, deslocar equipes e repor material só prejudica o erário público, além de desabastecer os usuários", declara Maurício André Marques de Oliveira, presidente do Semae.

Em outubro, a Casa de Bombas do Semae na Pauliceia, foi furtada duas vezes na mesma noite. Foram levados cabos da entrada de energia, o que causou o desabastecimento em cerca de 20 bairros.

Aproximadamente 15 dias depois, criminosos furtaram cabos e sensores do sistema de telemetria dos reservatórios de água do bairro Boa Esperança. Porém, a equipe de operadores do Semae percebeu a perda do sinal de nível do reservatório e, imediatamente, foi feita a reposição do sensor, evitando desabastecimento.

02/12/21 16h59 - DEBORA TEIXEIRA OLIVEIRA