Chuva prejudicou abastecimento de água no distrito de Anhumas

Hoje, 04/01, abastecimento já foi normalizado

As fortes chuvas ocorridas desde o dia 31/12 prejudicaram o abastecimento na região de Anhumas. Por se tratar de área rural, a água pluvial danificou as instalações do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), servidas por estradas não pavimentadas, com o carreamento de material para o interior da Estação de Tratamento e Captação de Água do Ribeirão Anhumas. O abastecimento já foi normalizado hoje, 04/01.

A situação se agravou pelo aumento de volume de água do ribeirão, causado pela alta intensidade da chuva, impactando a tomada de água bruta do ribeirão, com o acúmulo de lama, vegetação, galhos. Dessa forma, houve entupimento da tomada de água, do canal de entrada de água bruta, do poço de sucção e das sucções das bombas.

"Houve um impacto geral nas instalações de captação de água, impossibilitando o tratamento e prejudicando o abastecimento. Várias equipes se deslocaram ao local para providências, a fim de realizar manutenção e limpeza para regularizar o funcionamento do sistema e normalizar o abastecimento no distrito", explica Elaine Contiero Ribeiro, diretora de Departamento de Tratamento de Água do Semae.

Além desse problema, com a continuidade das chuvas ontem, 03/01, também, abriu-se uma vala, que expôs a tubulação de recalque de abastecimento da ETA para o reservatório, ocasionando rompimento da mesma.

Equipes continuam trabalhando no local, com o apoio da Semob (Secretaria Municipal de Obras) para a recuperação da estrada de acesso e o direcionamento da água pluvial.

04/01/22 15h21 - DEBORA TEIXEIRA OLIVEIRA